Comércio de serviços da China sobe 3% nos primeiros oito meses

O comércio de serviços da China totalizou 3,57 trilhões de yuans (US$ 505 bilhões) nos primeiros oito meses de 2019, 3% a mais em termos anuais, informou o Ministério do Comércio chinês.

China

As exportações de serviços somaram 1,26 trilhão de yuans, e as importações chegaram a 2,31 trilhões de yuans, segundo o ministério. Somente em agosto, as exportações de serviços aumentaram 11,5%, com o ritmo de crescimento mais rápido ante os sete meses passados. O deficit do comércio de serviços ficou em 1,04 trilhão de yuans nos primeiros oito meses do ano, diminuindo 10,1% em termos anuais.

Os dados do ministério também mostraram que o comércio de serviços de conhecimento intensivo do país manteve uma rápida expansão, crescendo 10,6% em termos anuais para 1,21 trilhão de yuans. As importações de serviços de conhecimento intensivo cresceram 7,6% para 575,47 bilhões de yuans, enquanto as exportações aumentaram 13,5% para 638,7 bilhões de yuans, segundo a pasta.

Ao contrário do comércio de mercadorias, o comércio de serviços refere-se às vendas e entrega de produtos intangíveis como transportação, turismo, telecomunicações, construção, propaganda, computação e contabilidade.

A China vem adotando medidas para melhorar o desenvolvimento do comércio de serviços, incluindo a abertura gradual dos setores de finanças, educação, cultura e tratamento médico.