Calçadão coberto de Imperatriz, na Região Tocantina, ganha forma

Do chão ao teto: revitalização do Calçadão na segunda maior cidade do Maranhão inclui sistema de drenagem, piso e cobertura

calçadão imperatriz

 Quem olha de longe, já percebe a diferença proporcionada pelos serviços de revitalização do Calçadão de Imperatriz. A cobertura é, sem dúvida, um dos pontos principais a serem observados. “É uma obra positiva tanto para os comerciantes, quanto para os clientes. A cobertura vai deixar o ambiente mais confortável”, disse a lojistas Rosilene Mota.

Porém para chegar até o telhado, há a execução de um trabalho minucioso de reconstrução da toda a infraestrutura na área. Já foram executados a parte de fundação,as redes de água, de esgoto e de drenagem para o escoamento da água da chuva. A parte do piso central, toda em concreto armado, estrutura metálica e cobertura também já está pronta.

As obras são executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e conta com um orçamento de mais de R$ 3,4 milhões. Agora está em andamento a parte do piso intertravado, formado por blocos de concreto. Este será colocado nas laterais para facilitar a manutenção nas redes de água, esgoto e drenagem; caso haja necessidade.

Estão sendo instalados, ainda, os brises, que é uma parte da estrutura que protege contra a incidência direta do sol, realiza o fechamento para chuvas e permite a circulação do vento. Outra parte da obra em execução é a descida da água, que faz a conexão das calhas com a drenagem, para escoar a água da chuva. Finalizados estes serviços, serão executados a instalação do para raio e o paisagismo, sendo que a previsão de conclusão é para os próximos 40 dias.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, além das intervenções mencionadas, a revitalização está garantindo recuperação de iluminação, implementação do sistema de combate a incêndio, adequações necessárias para receber pessoas com deficiência física. “Tomamos todas as medidas necessárias para garantir ao povo da Região Tocantina uma obra grandiosa, proporcionando conforto, segurança e consolidando Imperatriz como polo comercial”, disse.

Rosilene conta que apesar da grandeza dos serviços, todas as medidas foram tomadas para garantir o mínimo de transtorno possível. “A obra está sendo executada com todo cuidado pra garantir segurança e sem causar grandes transtornos para nós logísticas”. Ela acredita que após a finalização, o novo Calçadão vai atrair mais pessoas e isso vai movimentar o comércio. “Esse setor já é um ponto de referência para o comércio e agora vai ser um ponto de lazer, um ponto turístico e isso com certeza vai movimentar o comércio”, finalizou.