Após requerimento de Márcio Jerry, Câmara debaterá soberania nacional

 

jerry audiencias novas alcantara

Requerimentos de autoria do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), solicitando audiência pública para debater em Brasília tanto as oportunidades para o desenvolvimento científico e tecnológico no país, bem como os riscos à soberania e à segurança nacional relacionados ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado entre Brasil e Estados Unidos, foram aprovados na manhã desta quarta-feira (25), na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. As datas das reuniões devem ser divulgadas nos próximos dias.

Em um dos documentos, sobre as oportunidades que o Acordo pode oferecer, Márcio Jerry pede a presença dos seguintes órgãos e instituições: Ministério da Ciência e Tecnologia, Agência Espacial Brasileira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto de Aeronáutica e Espaço, Telebras e Embraer.

Já quando o assunto é soberania nacional, o deputado solicita a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa, do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla.

Segundo Márcio Jerry, independente do Acordo a discussão sobre a política aeroespacial brasileira não pode parar. “O Acordo de Salvaguardas é apenas um evento, importante, é verdade, mas que não encerra esse debate, que é a inserção do Brasil no mercado aeroespacial mundial e a utilização do centro de lançamento de Alcântara, que há muito tempo carece de uma destinação permanente e útil à nação e ao Maranhão”, disse.

Na próxima semana o parlamentar maranhense promete ainda apresentar mais um requerimento, desta vez em favor do quilombolas, propondo debate sobre os impactos do Acordo na comunidade de Alcântara como um todo.