União Europeia pode premiar Cacique Raoni, Marielle e Jean Wyllys 

O líder indígena Raoni e a vereadora Marielle Franco, assassinada em março do ano passado no Rio de Janeiro, foram indicados nesta quinta-feira (19) pelo Parlamento Europeu ao prêmio Sakharov para a liberdade de consciência. Na lista de candidatos também estão a ambientalista e defensora dos direitos humanos Claudelice Silva dos Santos e o ex-deputado federal Jean Wyllys. Os nomes foram confirmados por vários grupos políticos. 

Marielle Franco - Pestana

A eleição ocorrerá pelo legislativo europeu em outubro. A honraria, criada em 1998 em homenagem ao cientista soviético Andrei Sakharov, é uma forma de reconhecimento da luta pelos direitos humanos no mundo. Segundo a Aliança Socialista e Democratas no Parlamento Europeu (conhecida pela sigla S&D), os nomeados “representam vozes a favor dos direitos humanos e da proteção do ambiente”.

Marielle, que foi morta a tiros em 2018 com o motorista Anderson Gomes, concorre por ter sido uma “política brasileira abertamente gay, feminista e ativista de direitos humanos”. Ela ainda foi indicada pelo grupo de parlamentares de Partidos Verdes na Europa. Já o cacique Raoni, também nomeado como um dos candidatos ao prêmio Nobel de 2019, foi indicado por “suas cruzadas para salvar a sua pátria, a floresta amazônica”.

A paraense Claudelice Silva dos Santos se tornou defensora da Amazônia após o assassinato de seu irmão e cunhada em decorrência da luta para combater o desmatamento ilegal da floresta. A indicação de Jean Wyllys, por sua vez, ficou por conta do bloco ambientalista. As indicações aumentam ainda mais a pressão sobre o governo brasileiro, principalmente porque as políticas e postura do presidente Jair Bolsonaro têm sido criticadas abertamente na ONU e na Europa.

A apresentação oficial dos candidatos ocorrerá no próximo dia 30 de setembro durante uma reunião das comissões de Relações Exteriores, do Desenvolvimento e da subcomissão dos direitos humanos. Os três finalistas, porém, serão anunciados pelo Parlamento Europeu no dia 8 de outubro, enquanto que o vencedor será revelado no dia 24 do mesmo mês.