Márcio Jerry: “Greve da Meia Passagem é símbolo de luta e resistência”

 

greve passagem slz

A Greve da Meia Passagem – popular movimento estudantil maranhense de 1979 que foi brutalmente reprimido pela polícia – completou quarenta anos nesta terça-feira (17) e foi relembrada pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), que saudou os líderes do movimento da época.

“Quarenta anos depois, a Greve da Meia Passagem é evocada como símbolo de luta, resistência e protagonismo estudantil. Mais uma vez, nossa homenagem a esse marco de luta. Salve Ivanhoé, Juarez Medeiros, Joãozinho Ribeiro, Agenor Gomes, Cintra, Jomar Fernandes, Márcio Mendonça e tantos outros, hoje “coroas”, e à época líderes da Greve. Salve!”, disse o deputado.

Naquele setembro de 1979, os estudantes realizaram uma das maiores manifestações da história do Maranhão. Os protestos em defesa da meia passagem paralisaram São Luís. “A greve da meia passagem também canalizou as insatisfações com a ditadura militar e reforçou o movimento pela redemocratização do Brasil. Anos depois, no III Congresso de Estudantes da UFMA, em 1987, designamos o DCE como ‘DCE 17 de Setembro’, em uma especial e permanente alusão à memorável greve”, completou Márcio Jerry.