Wagner Fajardo: Vitória da Chapa 1 fortalece os metroviários de SP 

A Chapa 1 – Unidade Metroviária conquistou uma vitória “expressiva e incontestável” na eleição do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. É o que aponta Wagner Fajardo, coordenador-geral da entidade e líder do grupo vitorioso. Em nota divulgada neste domingo (15), um dia após o anúncio do resultado oficial da eleição, os membros da Unidade Metroviária fizeram um balanço da disputa e destacaram desafios para a próxima gestão – que terá três anos de mandato (2019-2022).

Por André Cintra

Metroviários de SP - André Cintra

A votação ocorreu de 8 a 13 de setembro, em 134 urnas, e contou com a participação de 4.513 trabalhadores do Metrô. A Chapa 1, composta por sindicalistas da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), da CUT e do PSB, além de lideranças independentes, teve 1.887 votos no total e 45,6% dos votos válidos. No “segundo pelotão”, a Chapa 2, ligada à CSP-Conlutas (PSTU), ficou um pouco à frente da Chapa 3, do PSOL – 1.003 votos (24,30% dos válidos) contra 944 (22,87%). Já a Chapa 4 não passou de 7,10% dos votos válidos (293 eleitores).

“Numa disputa com quatro chapas, a vitória da Unidade Metroviária é expressiva e incontestável. A Chapa 1 teve uma votação 86% superior à da Chapa 2. Teve também o dobro de votos da Chapa 3. Na próxima gestão (2019-2022), teremos 28 diretores e metade dos membros da Executiva do Sindicato (dez de 20)”, comemoram, na nota, Fajardo e os demais integrantes da Unidade Metroviária. “Tudo isso prova que a plataforma que representa melhor a vontade e a diversidade da categoria é o programa da Chapa 1.”

Conforme o texto da Chapa 1, uma série de desafios está lançada aos próximos dirigentes. “É preciso mudar o modelo de direção do Sindicato e acabar com o colegiado. Vamos lutar pela reintegração dos trabalhadores injustamente demitidos pelo Metrô. Diante dos ataques dos governos Bolsonaro e Doria, é fundamental que toda a categoria se una contra os retrocessos e a retirada de direitos, contra o assédio e a perseguição, em defesa de um Metrô 100% estatal e de qualidade”, enumera a Chapa 1.

Confira abaixo a íntegra da nota:

 
NOTA DA CHAPA 1 – UNIDADE METROVIÁRIA
Uma vitória que fortalece a categoria e valoriza a luta

Com um sentimento de dever cumprido, nós, da Chapa 1 – Unidade Metroviária, agradecemos à categoria pelos 1.887 votos recebidos na eleição para o Sindicato.

Numa disputa com quatro chapas, a vitória da Unidade Metroviária é expressiva e incontestável. A Chapa 1 teve uma votação 86% superior à da Chapa 2. Teve também o dobro de votos da Chapa 3. Na próxima gestão (2019-2022), teremos 28 diretores e metade dos membros da Executiva do Sindicato (dez de 20).

Tudo isso prova que a plataforma que representa melhor a vontade e a diversidade da categoria é o programa da Chapa 1.

A Unidade Metroviária concorreu na eleição com a chapa mais completa e representativa. Fomos os únicos a defender o fim do colegiado, que só causa problemas à nossa ação sindical. Mostramos à categoria – e até a outras chapas – a urgência de um plebiscito que ouça de verdade os trabalhadores e decida os rumos do funcionamento do Sindicato.

A reconstrução do Sindicato dos Metroviários não está encerrada. Na gestão 2016-2019, conseguimos manter nosso Acordo Coletivo, sem perder nenhum direito. Conquistamos um importante acordo de jornada. Garantimos a reintegração dos 37 companheiros demitidos na greve de 2014, às vésperas da Copa do Mundo. São êxitos e avanços que ajudaram a recuperar a credibilidade do Sindicato e a confiança da categoria.

Para avançar ainda mais e corresponder às expectativas dos metroviários, é preciso mudar o modelo de direção do Sindicato e acabar com o colegiado. Vamos lutar pela reintegração dos trabalhadores injustamente demitidos pelo Metrô. Diante dos ataques dos governos Bolsonaro e Doria, é fundamental que toda a categoria se una contra os retrocessos e a retirada de direitos, contra o assédio e a perseguição, em defesa de um Metrô 100% estatal e de qualidade.

Parabéns aos metroviários e às metroviárias por terem participado ativamente do processo eleitoral. Estaremos sempre ao lado da categoria, para fazer uma gestão voltada, acima de tudo, aos trabalhadores do Metrô.


São Paulo, 15 de setembro de 2019

Wagner Fajardo (coordenador-geral reeleito do Sindicato)

e os 56 membros da Chapa 1 – Unidade Metroviária