Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no MT

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, situado no estado de Mato Grosso, nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá foi atingido por fortes incêndios que alcançaram cerca de 6.200 hectares, segundo estimativas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

incêndio atinge Chapa dos Guimarães - Foto: Reuters/Direitos Reservados

O parque, que recebeu guarida federal através do Decreto 97.656, de 12 de abril de 1989, possui uma área total de 33 mil hectares, tendo o cerrado como vegetação. 

"Belezas cênicas em uma variedade de ambientes, além da contemplação de diferentes espécies de flora e fauna do Cerrado são alguns dos atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Além de ser marcado pela diversidade de relevo, o parque faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense", diz o informe do ICMBio.

O parque segue fechado para visitação por período indeterminado.

Segundo a Agência Brasil, "os incêndios, que começaram a ser registrados a partir do dia 15 de julho, atingem, também, nas imediações do Parque Nacional, 45 mil hectares. Segundo o ICMBio, as ocorrências atendidas somam 22".

Ainda segundo a agência de notícias, peritos dos Estados Unidos chegam na Chapada dos Guimarães ainda neste sábado (14) para averiguar se o incêndio foi criminoso ou ocorreu de forma irregular por parte de agricultores. Eles também vão ao Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, também atingido pelo fogo.