Brasil é destaque na Festa do L'Humanité, em Paris

Festival que reúne a juventude, ativistas e forças populares da França e de vários países acontece neste fim de semana em Paris. O pedido pela liberdade de Lula e o repúdio a Jair Bolsonaro estão na boca dos franceses.

LHumanité França

Circular pela Fête de L’Humanité, na região verde de La Courneuve, ao norte de Paris, é como estar em uma colmeia de pensamentos, causas, encontros e trocas culturais. A impressionante estrutura da festa, a multidão que circula pelas áreas dos estandes ou festeja em frente ao enorme palco sobre a grama dão o tom de juventude e vontade de transformação que marcam o evento.

Promovida pelo Partido Comunista Francês (PCF) há mais de 80 anos e com delegações de todos os continentes, a festa acontece até este domingo, com centenas de atrações. Na colmeia do L’Humanité há forte destaque, também, para o Brasil e às lutas do povo brasileiro contra o autoritarismo e a ameaça do fascismo no país.

Segundo Henry Biotnik, do Partido Comunista Francês, o Brasil é atualmente um dos principais assuntos em todo o país. A figura indesejada de Jair Bolsonaro na presidência, os ataques ofensivos ao presidente francês e à sua esposa, o desrespeito do governo brasileiro com as queimadas na Amazônia compõem a imagem preocupante que os franceses têm sobre nossa realidade:

“Desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, temos acompanhado com preocupação a situação do país”, conta Henry. A prisão política de Lula e a eleição de Bolsonaro trouxeram ainda mais apreensão. Estes são os eixos da solidariedade internacional ao Brasilexpressa nos três dias de evento.

“Os franceses querem saber quais são as condições da democracia brasileira e, qual a realidade da liberdade de expressão hoje no país, quase são exatamente as condições de existência no país. Além disso, queremos saber quais as perspectivas que se abrem para resistir às agressões desse novo governo. O povo francês quer demonstrar sua solidariedade aos democratas brasileiros”, diz o representante do PCF.

Alguns atos de apoio aos movimentos populares do Brasil estão sendo realizados ao longo da festa. Neste sábado, a ex-presidenta Dilma Rousseff é convidada de um dos grandes debates oficiais do festival.

A participação brasileira no Fête de L’Humanitè conta também com uma área brasileira, com a venda de camisetas, livros, caipirinha, pão de queijo e espetinhos que movimentam o público francês e de outras partes do mundo que visitam o espaço de forma contínua. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) são algumas das organizações presentes para divulgar junto aos franceses a situação brasileira.