Ato ao lado da Reitoria da UFC protesta contra novo reitor

O presidente Bolsonaro nomeou o novo reitor da UFC nesta segunda-feira, 19, o professor Cândido Albuquerque. Membro da Faculdade de Direito, Cândido ficou em último lugar na consulta para reitor e na lista tríplice. Estudantes, docentes, servidoras e servidores protestaram nesta terça, 20, contra a nomeação do "interventor".

Ato contra novo reitor
Um ato foi realizado na noite desta terça-feira, 20, ao lado da Reitoria da UFC, no cruzamento das Avenidas da Universidade e 13 de Maio, contra a nomeação do novo reitor da UFC, Cândido Albuquerque, já chamado de "interventor" pela Comunidade Acadêmica da UFC.
 
Organizado por estudantes, docentes, servidoras e servidores, o ato teve início por volta das 18:30 h, com o bloqueio do cruzamento das duas avenidas que ladeiam a Reitoria da UFC. A manifestação se posicionou contrária à nomeação de Cândido Albuquerque para reitor, por ele ter sido o menos votado na Consulta para Reitor, ocorrida em 08 de maio deste ano, e ter ficado em último lugar na Lista Tríplice do Conselho Universitário (CONSUNI), eleita em 27 de junho, e encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). As entidades organizadoras não divulgaram as próximas ações.
 
O MEC confirmou a posse de Cândido Albuquerque para às 18 horas desta quinta-feira, 22 de agosto. 
 
A diretora da UNE no Ceará, Quézia Gomes, destacou a importância da autonomia universitária. "A universidade federal não teve sua autonomia respeitada. Bolsonaro não está preocupado com o desenvolvimento da UFC, pois nomeou um interventor em vez de um reitor, para comprometer a autonomia universitária e a democracia."

"Foi um momento ímpar, como estudante da UFC fiquei muito emocionado durante todo o ato. Mostramos nitidamente a toda a sociedade cearense que a comunidade acadêmica não aceitará os desmandos de Bolsonaro em nossa instituição", afirmou Jobson Cavalcante, estudante do 6° semestre de Gestão de Políticas Públicas e Secretário Geral do centro acadêmico.