Imprensa alemã cobra sanções contra Brasil por causa do desmatamento

Na imprensa alemã, reportagens trazem duras críticas à política ambiental de Bolsonaro e pregam punições ao país pelo aumento do desmatamento. A revista Der Spiegel diz que é hora de sanções e aponta: “A União Europeia não deve mais apoiar os projetos de florestas tropicais por meio da mudança climática como prega Jair Bolsonaro”.

Assinada pelo correspondente Jens Glüsing, a reportagem diz que a Amazônia afeta toda a humanidade. “O desenvolvimento do clima do mundo depende da preservação da floresta tropical. Portanto, não devemos deixar a decisão sobre o futuro desse ecossistema apenas para o presidente de direita do Brasil, Jair Bolsonaro”, aponta o texto. “A Europa não deve ficar de braços cruzados, pois um cético da ciência, preconceituoso e movido pelo ódio, sacrifica vastas áreas de selva para pecuaristas e plantações de óleo de soja”.

Sob o título “Comece onde dói”, o jornal Die Zeit questiona: “Que diferença faz cortar o dinheiro para conservar florestas de um governo que não tem mesmo qualquer interesse em conservar florestas?”

O artigo assinado por Alexandra Endres diz que “Bolsonaro aboliu a proteção ambiental, rejeita dinheiro alemão para a Amazônia. Mas a floresta ainda precisa de forte apoio”. A jornalista aponta que “seria mais promissor começar num ponto que fere mais: os interesses econômicos de seus exportadores, por exemplo, os fazendeiros que vendem carne e soja em larga escala para metade do mundo”.

E questiona o acordo comercial da União Europeia com o Mercosul, lembrando que este ainda é preliminar: “Nãopode haver novos incentivos para o desmatamento”.