Turismo desafia bloqueio e vira a “locomotiva” da economia cubana 

Apesar das campanhas organizadas e dirigidas pelo governo dos Estados Unidos para impedir o fluxo de turistas, Cuba completou na quinta-feira (15) a expressiva marca de 3 milhões de visitantes internacionais. O turismo – sobretudo o estrangeiro – é um dos setores que mais crescem na economia cubana.

Cuba

Na opinião do regime socialista, o fato de tantas pessoas terem escolhido a maior ilha das Antilhas para viagens de lazer de demonstra a confiança e o reconhecimento alcançado por esse destino caribenho. Cuba oferece não apenas atrações naturais e culturais – mas também segurança.

De acordo com o Ministério do Turismo, Canadá se mantém como o principal mercado emissor, seguido pelos países europeus – como Inglaterra, Espanha, México, França e Itália. É a Rússia, no entanto, a nação que registra as maiores taxas anuais de incremento de turistas.

Cuba vai continuar os investimentos em número de apartamentos e na construção de hotéis, conforme explicou à Assembleia Nacional, em julho passado, Manuel Marrero Cruz, ministro do Turismo. Cerca de 40 hotéis, com 18 mil novos quartos, estão em construção.

Segundo o ministro, ainda são esperados mais 4,3 milhões de visitantes estrangeiros até o final do ano. Considerado “a locomotiva da economia cubana”, o turismo é reforçado também com serviços extra-hoteleiros, como as marinas de Tarará e Hemingway, e o campo de golfe de Capdevila, além de centros recreativos e gastronômicos (com o restaurante La Ferminia e o Complejo 1830).

As autoridades do turismo estimam que neste ano, pela primeira vez, as receitas superarão US$ 3 bilhões, o que significa um salto de 17%. Segundo a ONG norte-americana Cuba Educational Travel, uma pesquisa anônima com cidadãos dos Estados Unidos apontou que 99,13% responderam sentir-se “muito seguros” ou “seguros” durante sua permanência no país caribenho.

Uma das vitrines cubanas tem sido as premiações. A praia de Varadero, por exemplo, ficou com o segundo lugar no Travellers’Choice 2019, depois de já ter ocupado a terceira colocação no ranking organizado pelo Trip Advisor em 2018. Já os hotéis Princesa del Mar, desse balneário, bem como o Gran Hotel Kempinski e o Nacional de Cuba, ambos de Havana, receberam World Travel Awards. Trata-se do maior selo de excelência em todas as atividades ligadas à indústria global de viagens e turismo no mundo.