Luciana Santos quer fortalecer mulheres no mercado de trabalho 

A vice-governadora pernambucana, Luciana Santos (PCdoB), aproveitou o início do Seminário Todos Por Pernambuco, nesta semana, para convocar a população a contribuir com sugestões que ajudem a promover o fortalecimento da mulher no mundo do trabalho. Dentro da plataforma digital participa.pe.gov.br, os internautas agora têm uma área específica para sugerir propostas sobre o tema. Basta procurar a categoria “Mulher, Trabalho e Renda” e deixar uma contribuição ao debate.

Luciana Santos

As ideias lançadas no site servirão de subsídio para a atuação do Grupo de Trabalho (GT) sobre Mulheres e Mercado de Trabalho, criado pelo decreto nº 47.386 de 30 de abril de 2019 e coordenado pela vice-governadora. A ideia é envolver toda as esferas do governo e da sociedade em um grande pacto pela inserção e valorização das mulheres no setor produtivo.

“A geração de emprego é um compromisso do governador Paulo Câmara, que me autorizou montar o GT para discutir a promoção do emprego e da geração de renda para as mulheres. A luta pela emancipação das mulheres passa pela sua autonomia financeira. Por isso, queremos ouvir a população sobre ideias e propostas que ajudem nosso GT a apontar políticas de fomento ao emprego e ao empreendedorismo feminino”, disse Luciana, ao participar do lançamento da 4ª edição do Todos Por Pernambuco, na quarta (14), em Floresta, Sertão de Itaparica.

O grupo de trabalho quer ouvir as demandas e sugestões das e para as mulheres. Para isso, vai promover fóruns de discussão com setores específicos da sociedade. Além disso, vai aproveitar os encontros do Todos Por Pernambuco e das Conferências Municipais de Mulheres, para recolher informações e propostas. O canal de comunicação digital, dentro do participa.pe.gov.br, vai ampliar o alcance do diálogo.

Agenda pelo Sertão

Luciana acompanhou o governador Paulo Câmara, nas últimas quarta e quinta-feira, em viagem ao Sertão de Itaparica e do Moxotó, dentro da programação do Todos por Pernambuco. Na ocasião, a vice-governadora também participou, em Petrolândia, da inauguração da implantação da Rede de Distribuição de Água na Comunidade da Serrota. Em Floresta, conheceu o Memorial Conceição Cahú, que reúne vasto acervo sobre a artista plástica pernambucana, uma das melhores desenhistas do Brasil na técnica de bico de pena e uma das poucas mulheres a publicar trabalhos com destaque na grande imprensa brasileira, como charges, histórias em quadrinhos e ilustrações.

Já no município de Arcoverde, Luciana visitou a Praça Linear Portal do Sertão e participou do descerramento da placa de lançamento da pedra fundamental do Shopping Arcoverde, que irá gerar mais de 600 empregos neste primeiro momento das obras.
“O Sertão é terra de povo forte, temperado na adversidade. Resultado disso é uma região com tantas vocações e possibilidades. Gerar emprego é potencializar as vocações econômicas. E isso o governo tem procurado fazer”, disse.

Ela destacou que, apesar do ambiente desfavorável no governo federal, em Pernambuco, a ordem é não se contaminar pelo clima de falta de esperança. “Estamos vivenciando tempos tenebrosos, de ameaças e retrocessos, seja na educação, nas políticas para os indígenas e em todas as políticas que digam respeito aos direitos dos mais pobres e vulneráveis. A gente está vendo que vai faltar dinheiro verde-amarelo. Mas o governador tem dito que o governo não vai se contaminar por esse ambiente e, aqui, não cortaremos um centavo para a educação, pelo contrário”, afirmou.

Luciana avaliou ainda que o governo federal tem agravado a crise política no país, com repercussões sobre a economia. “O próprio núcleo do governo todos os dias cria mais instabilidade, semeando ódio e preconceito. Um dos preconceitos é contra os ‘paraíbas’. Aqui, somos todos paraíbas, orgulhosos de sermos nordestinos. E, aqui, Pernambuco vai manter o ritmo forte de investimentos, prosperidade e atendimento a quem mais precisa”, defendeu.