Fernando Morais lançará primeiro tomo de livro sobre Lula até o Natal

O jornalista e escritor Fernando Morais, autor das biografias de Olga Benário (Olga) e Assis Chateaubriand (Chatô, o Rei do Brasil), prepara um projeto especial ainda para 2019: um livro sobre o ex-presidente – e seu amigo – Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi revelada pelo site Tutameia, do casal Rodolfo e Eleonora Lucena.

Lula e Fernando Morais

Conforme o Tutameia, o primeiro tomo do livro, ainda sem título, deve sair até o Natal deste ano. A obra começa na prisão de Lula, em abril de 2018, e faz um recuo histórico até 1980, na ditadura militar, quando o então líder sindical do ABC foi para a cadeia com outras lideranças grevistas.

“O período que vai do início do golpe contra a Dilma até a prisão dele acabou produzindo um amadurecimento político no Lula que provavelmente ele não tenha tido nas décadas anteriores como presidente da República ou como líder sindical, ativista político. Estou convencido disso. Foi uma coisa homeopática; tem um dia que ele deu uma sacudida”, revelou Morais ao Tutameia.

Diferentemente da biografia Lula, o Filho do Brasil (Denise Paraná, 1996), o novo livro não pretende contar de maneira cronológica a vida do ex-presidente. Mas Fernando Morais trará histórias inéditas, avaliações e bastidores políticos colhidos pelo jornalista em diferentes momentos da trajetória de Lula.

Nascido em Minas Gerais, Fernando Morais completou 73 anos na semana passada. Vencedor dos prêmios Esso (três vezes) e Abril (quatro), o jornalista se notabilizou, em 1976, com a publicação do livro-reportagem A Ilha, em que descreve sua viagem a Cuba – a segunda de um jornalista brasileiro desde a Revolução Cubana (1959). Seus livros já venderam mais de 5 milhões de exemplares no Brasil e em outros países.

Da Redação, com agências