Bolsonaro e Trump elogiam novo premiê britânico

Os britânicos serão governados, a partir desta quarta-feira (24), pelo conservador Boris Johnson.

Boris Johnson

Ele toma posse do cargo de premiê no curso de uma longa crise iniciada com o plebiscito sobre a saída do país da União Europeia e chegou a renúncia de Theresa May. Johnson foi eleito e reeleito prefeito de Londres e também ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, mas nasceu em Nova York, nos EUA.

Assim como o presidente norte-americano Donald Trump, Johnson ostenta um cabelo louro descabelado e a língua solta. Já foi acusado de fazer declarações racistas. Agora vai encarar um desafio que custou o cargo dos últimos dois premiês do país: o Brexit – acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Johnson fez toda a sua campanha para o cargo de primeiro-ministro baseado em uma saída sem acordos.

Parabéns

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro correu para parabenizar Johnson. Em sua conta no Twitter, ele disse que o agora premiê assume o “compromisso louvável de respeitar os desígnios do povo britânico”. “Conte com o Brasil na busca por livre comércio, na promoção da prosperidade para nossos povos, e na defesa da liberdade e da democracia”, escreveu Bolsonaro.

Trump também saudou a escolha de Johnson. “Parabéns a Boris Johnson por se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele será ótimo!”, escreveu Trump em publicação no Twitter. O presidente norte-americano elogiou várias vezes Johnson por sua posição de defensor do Brexit.

Com agências