O governo Bolsonaro é a sequência do meu, diz Temer

 Ao avaliar o início do governo de Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista à BBC Brasil publicada nesta segunda-feira (22), o ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que considera a atual gestão uma sequência da sua. Temer, que se descreveu na entrevista como um “reformista”, disse que avalia positivamente o governo porque Bolsonaro está dando sequência a reformas iniciadas em seu governo, com a da Previdência e a tribuária.

Bolsonaro e Temer - Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

 “Você sabe que eu acabo avaliando até positivamente… Por uma razão, digamos, singela, e que vem muito ao encontro daquilo que eu penso. Eu me recordo, quando presidente da República, eu dizia: ‘olha, será bem sucedido o presidente que der sequência àquilo que estou fazendo’. Do jeito que as coisas vão indo, o governo vai bem, porque está dando sequência ao nosso governo”, disse. “O governo Bolsonaro não saiu da linha pré-traçada no meu”, complementou posteriormente.

Temer também avaliou que o governo Bolsonaro tem mantido outra característica de sua gestão que é a de ser uma espécie de “semipresidencialismo”, por compartilhar o governo com o Congresso Nacional. Nesse sentido, ele disse que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), “colabora muito”.

“Qual é a vantagem do semipresidencialismo? A primeira é que o Legislativo passa a ser um responsável pela execução: você pode apontar o dedo para o Legislativo e dizer, você é responsável pela execução, não é só o presidente. A segunda é evitar os traumas institucionais”, disse.

No entanto, ele ainda avaliou que Bolsonaro muitas vezes se contradiz nessa questão. “Porque ele diz que o povo precisa disso, precisa daquilo, que o Congresso tem que acompanhar o que o povo quer… Mas na verdade, ele lança palavras elogiosas ao Rodrigo, ele vai lá ao Congresso, diz que tudo depende do Congresso…”