Câmara dos Deputados abre caminho para acabar com a aposentadoria

Por 379 votos a 131, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o texto-base da proposta de reforma da Previdência que prejudica os trabalhadores mais pobres do país. Os parlamentares agora começarão a votar os destaques apresentados à matéria e ainda terá que haver um segundo turno de votação, antes de seguir ao Senado.

PEC Previdência - Michel Jesus/Agência Câmara

“A dor é grande. São muitos anos de construção da Constituição. Por décadas, lutamos contra as tentativas de desconstitucionalizar a Previdência e a Seguridade nos governos Fernando Collor e Fernando Henrique. Agora, vem estes votos desqualificados em troca de tostões para retirar direitos do povo”, avaliou a líder da Minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Segundo ela, o esforço é para tentar reverter prejuízos em relação às aposentadorias de professores, mulheres e trabalhadores rurais. “Vamos tentar reduzir danos durante a votação dos destaques”.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que levará com ele para sempre a “honra de combater ao lado do povo, pelos direitos do povo, contra esse governo e sua nefasta Reforma da Previdência”.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA) disse que o país está em crise, mas a reforma da previdência não será o remédio. “Diziam exatamente isso há dois anos atrás, quando debatíamos aqui a reforma trabalhista. Que era para gerar emprego, para destravar a economia, fazer a economia crescer. A economia está em recessão e o desemprego aumentou. Esta reforma da previdência é uma grande mentira, é para tentar jogar a conta nas costas dos trabalhadores, mais uma vez. Os trabalhadores não vão pagar essa conta. Essa reforma vai levar o Brasil para um buraco maior”.

Alice Portugal (PCdoB-BA), vice-líder da Minoria, chamou a atenção para a forma de tratamento das pensões, que prejudica principalmente as mulheres.

“Este plenário está votando um cheque em branco, prejudicando servidores, a polícia legislativa, a polícia rodoviária federal, a Polícia Federal, os servidores do executivo, do legislativo, do judiciário e os professores. A reforma é muito ruim. Essa reforma é para fazer um caixa para bancos. O Brasil jamais esquecerá esses que são os verdadeiros inimigos do povo brasileiro”, protestou a deputada.

O líder da Oposição na Casa, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que foi um resultado muito ruim para o Brasil. “Votamos contra essa proposta de reforma da Previdência aprovada, pois ela é cruel contra os trabalhadores que mais trabalham e menos ganham”, lamentou.