OPAS firma cooperação com Pernambuco para apoiar atenção à saúde  

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), assinou sexta-feira (5), em Recife (PE), um termo de cooperação com o governo de Pernambuco para apoiar a qualificação do modelo de atenção à saúde do estado. 

OPAS firma cooperação com Pernambuco para apoiar atenção à saúde - Divulgação

O trabalho conjunto terá como foco o controle do câncer de colo do útero e a melhoria da rede de atenção obstétrica e neonatal. O termo de cooperação prevê ainda a qualificação de recursos humanos para aprimoramento dessas redes e a implantação de uma Sala de Situação em Saúde – ferramenta desenvolvida pela OPAS para ajudar gestoras(es) e suas equipes a monitorar, avaliar e analisar a situação de saúde de um determinado território, permitindo uma tomada de decisões qualificada e com base em evidências.

“A OPAS vai mobilizar toda sua capacidade técnica para aumentar a cobertura de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), além de usar novas tecnologias para facilitar o acesso das mulheres à detecção precoce do câncer de colo do útero e, consequentemente, poder fazer o tratamento adequado. Vamos trabalhar também na redução da mortalidade materna por hemorragia, que é uma das principais causas de morte de mulheres na gravidez, parto e pós-parto”, afirmou o subdiretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa.

Além disso, será realizado um estudo sobre a prevalência e rede de atenção ao câncer de colo do útero – desagregado por demografia, condições sociais e raça/cor –, de modo a perceber e identificar possíveis barreiras de acesso aos serviços de saúde.

Entre as ações para fortalecimento da linha de cuidado à saúde da mulher, está a implementação do exitoso projeto Zero Morte Materna por Hemorragia em maternidades de referência estadual. Essa iniciativa é atualmente desenvolvida pela OPAS e seu Centro Latino-Americano de Perinatologia – Saúde das Mulheres e Reprodutiva (CLAP/SMR) em conjunto com as autoridades nacionais e subnacionais de saúde de seis países: Bolívia, Guatemala, Haiti, Peru e República Dominicana.

Por meio do Zero Morte Materna por Hemorragia, a OPAS colaborou, por exemplo, com o alcance da marca histórica de 400 dias sem caso de morte materna na Regional de Saúde de Balsas, zona que engloba 14 municípios do sul do estado do Maranhão.

Governo de Pernambuco

Segundo o governador de Pernambuco, os avanços na saúde pública estão cada dia mais difíceis de serem concretizados diante da situação econômica pela qual passa o Brasil.

“Tanto os estados quanto os municípios têm que encontrar alternativas que garantam o atendimento à população. Este termo de cooperação é uma troca de esforços com a participação de uma instituição que atua nas mais diversas frentes, em toda a América, conhecendo as especificidades de cada região e buscando os resultados para garantir a saúde da mulher e das nossas crianças e fazer uma ampla política de prevenção de doenças, com a saúde sendo garantida a todas localidades do estado de Pernambuco.”

André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco, detalhou as intervenções bem-sucedidas feitas pelo governo para reforçar a assistência materno infantil no estado e citou a importância de firmar a cooperação internacional.

“É um desafio grande e ousado, mas confiamos muito em todos os profissionais que trabalham na Secretaria de Saúde e no modelo obstétrico que temos hoje, para que a gente possa reduzir a mortalidade materna, aproveitando toda a expertise que tem a OPAS, [organização] que já tem trabalhado em outros estados com sucesso.”

Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil, cumprimentou o governo de Pernambuco pelos avanços em saúde já alcançados no estado e pelo compromisso político para resolver os problemas que ainda existem. “Sem saúde não existe desenvolvimento. Esse termo de cooperação é uma forma de inovar, de trabalharmos juntos para melhorar a saúde, não apenas do povo de Pernambuco, mas de todos os que sonham com um mundo mais justo, saudável e sustentável”.

Termo de cooperação

Os Termos de Cooperação (TC) viabilizam a execução de ações que contribuem para o alcance de resultados em saúde, nos âmbitos nacional e internacional. A gestão conjunta entre a OPAS/OMS e autoridades nacionais, estaduais e municipais facilita a disseminação de informações, a socialização de experiências, a garantia de transparência da gestão e dos resultados da cooperação técnica, assim como a racionalização do uso e da distribuição dos recursos na execução das atividades.

Esses instrumentos de cooperação técnica têm evoluído ao longo do tempo. Começaram no ano 2000 como uma modalidade de apoio à realização de ações pontuais e, hoje, servem ao desenvolvimento de projetos de longo prazo. A vigência de um TC inicia a partir da data de sua assinatura e dura até cinco anos, podendo ser prorrogada por igual e sucessivo período.

Fonte: OPAS