Oposição vai à PGR para blindar Glenn Greenwald contra ações de Moro

Em resposta às investidas da Polícia Federal contra o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, partidos de Oposição preparam uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Por Christiane Peres, do PCdoB na Câmara

Glenn Greenwald - Danilo Verpa/Folhapress

O texto é assinado por PCdoB, PDT, PSol, PT e PSB e deve ser protocolado ainda nesta quinta-feira (4) na PGR. Os partidos também não descartam outras medidas para tentar blindar o jornalista. Uma opção em estudo é o ingresso de ação no STF.

Os partidos pedem ao órgão que “garanta a liberdade de imprensa” e evite que jornalista seja “vítima de abuso de autoridade”.

Na última terça-feira (2), dia em que o ministro da Justiça, Sergio Moro, veio à Câmara explicar sua parcialidade na Operação Lava Jato, o site O Antagonista publicou nota informando que a PF pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um relatório das atividades financeiras do jornalista Glenn Greenwald, responsável pela publicação das mensagens que abalaram a credibilidade do “super-juiz” nas últimas semanas.

Desde então, a retaliação vem sendo duramente criticada na Câmara. Para a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), colocar a Polícia Federal para acionar o Coaf sobre movimentações financeiras de Glenn “é aparelhamento do Estado para perseguição política”.

O caso vem repercutindo no mundo inteiro, escancarando o modus operandi do governo de Jair Bolsonaro.