Para Stiglitz, só louco confiaria na criptomoeda do Facebook

Joseph Eugene Stiglitz, economista ganhador do prêmio Nobel, afirma que “toda moeda é baseada na confiança, mas apenas um otário confiaria na Libra, do Facebook”, em um artigo publicado em 2 de julho.

Joseph Stiglitz - Reprodução

Stiglitz também observa que, “em apenas alguns anos, o Facebook ganhou um nível de desconfiança que o setor bancário levou muito mais tempo para conseguir”. Ele parece temer que a criptomoeda do Facebook possa ser hospitaleira para uma economia paralela:

“A última coisa de que precisamos é de um novo veículo para estimular as atividades ilícitas e lavar as receitas, o que, quase certamente, será uma outra criptomoeda”. 

A informação é do site Portal do biticoin.

Ainda assim, o economista também reconhece que o atual sistema financeiro tem um problema, que é a falta de concorrência nos pagamentos. Um resultado dessa falta de concorrência é que os consumidores – especialmente os residentes nos Estados Unidos – pagam várias vezes o que um pagamento deve custar.

Ele observa que um possível modelo de negócios para Libra seria simplesmente manter os juros pagos sobre os ativos subjacentes à stablecoin. Stiglitz também diz que ele espera que não haja boas razões para depositar seus ativos onde eles não acumulam juros:

“Pessoas que se envolvem em atividades nefastas (possivelmente incluindo o atual presidente da América) estão dispostas a pagar para que suas atividades nefastas – corrupção, evasão fiscal, tráfico de drogas ou terrorismo – não sejam detectadas. […] Se este é o modelo de negócios do Libra, os governos devem acabar com ele imediatamente.”

Como alternativa, observa ele, o Libra poderia lucrar com os dados das transações, assim como o Facebook, que aumenta as preocupações com a privacidade. Stiglitz não confia na administração do Libra, já que “muitas vezes, os líderes do Facebook, diante de uma escolha entre dinheiro e honrar suas promessas, pegaram o dinheiro”.