Meta dos Estados Unidos é criar um “Guaidó” cubano

Em edital divulgado no início de junho em diversos sites especializados em prover informações sobre projetos ou oportunidades de financiamento pelo Departamento de Estado Norte Americano, o Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental oferece financiamento para “lideranças cubanas emergentes dentro da sociedade civil”.

Por Bruno Antonio – Revista Ópera

Trump

O objetivo desse projeto é fornecer recursos para que lideranças cubanas se estabeleçam profissionalmente e se engajem ativamente em favor dos “direitos humanos e de práticas democráticas em Cuba”. O documento prevê um financiamento de mais de um milhão de dólares para um grupo de cerca de 40 jovens, com idades entre 20 e 35 anos.

O programa ainda estabelece os critérios de elegibilidade para Organizações Não Governamentais que representem a diversidade de gênero e raça.

O documento revela também que os participantes desse projeto irão receber treinamento para aumentar a capacidade de desenvolver lideranças na sociedade cubana: “elevando as habilidades de organizações e atores independentes em Cuba, para defender os princípios democráticos e transmitir as necessidades do povo cubano para um público mais amplo”.

Não é novidade que o governo norte-americano trabalha a anos para desestabilizar Cuba. Seja através de invasões militares, como no caso da Baia dos Porcos, ou com a imposição de um bloqueio econômico criminoso que perdura a quase 60 anos, os sucessivos governos estadunidenses buscam de todas as formas destruir as conquistas da Revolução Cubana.

Foram inúmeras as declarações do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e de seu assessor John Bolton preconizando um “regime change” na ilha caribenha.

Esse projeto de financiamento segue a mesma lógica que alçou um desconhecido jovem venezuelano a se autoproclamar presidente da Venezuela. Juan Guaidó é fruto da fábrica de mudança de regimes do Departamento de Estado dos EUA, sendo treinado e financiado por esse departamento para desestabilizar e derrubar o governo constitucional de Nicolás Maduro.

Fontes anônimas afirmam que Trump “perdeu o interesse” na Venezuela após os inúmeros fracassos em derrubar o líder venezuelano. Pelo menos por enquanto, porque o imperialismo ronda a América Latina.

Agora, Trump e Bolton parecem se ocupar em introduzir as sementes de um “Guaidó” cubano.