2 de Julho: PCdoB-BA leva para as ruas mensagens de resistência e luta

Disposição para a luta foi a mensagem que a ala do PCdoB da Bahia levou para o cortejo do 2 de Julho, a festejada data magna do estado, que marca os 196 anos da Independência do Brasil na Bahia (1823-2019). Com militantes, faixas e bandeiras, o bloco do partido saiu da Lapinha, no início da manhã, e desfilou pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, com a defesa da democracia e da resistência popular aos projetos antipovo do presidente Bolsonaro e de ACM Neto, prefeito da capital.

- Fernando Udo

O presidente do PCdoB em Salvador, Everaldo Augusto, explicou que a festa do 2 de Julho é a principal manifestação popular do estado e que, historicamente, sempre traduziu os anseios da população. “Hoje, assim como no passado, os baianos lutam pela liberdade, pela democracia, pela independência nacional. O nosso povo sabe o quanto custou tornar o Brasil independente. Não vamos perder esse legado por conta de governos autoritários”, disse.

Líder do PCdoB na Câmara Federal, o deputado Daniel Almeida também esteve no cortejo e destacou a permanente presença dos comunistas na festa. “O PCdoB tem essa identidade, de acreditar no povo, de valorizar a soberania nacional e de fazer isso junto com o povo, especialmente com aqueles que trabalham, que geram riqueza. O PCdoB se sente muito em casa no 2 de Julho”, afirmou.

Para a vereadora Aladilce Souza, do PCdoB em Salvador, a participação do partido nas comemorações pela Independência da Bahia já se tornou um compromisso. “Todo ano a gente está aqui para rememorar a consolidação da Independência do Brasil aqui na Bahia. O povo baiano está nas ruas por democracia , contra a reforma da Previdência, por liberdade para o nosso povo e por um país soberano”, afirmou.

Data nacional

Uma das evidências do vínculo do PCdoB com a data foi a aprovação de um projeto de lei, em 2013, de autoria da deputada comunista Alice Portugal e sancionado pela então presidenta Dilma Rousseff, que elevou o 2 de Julho ao calendário das efemérides nacionais. “O 2 de Julho está na ordem do dia de ser celebrado porque a luta pela democracia é a nossa insígnia maior”, defendeu a deputada federal.

Protagonismo feminino

Na ocasião, a deputada estadual Olívia Santana também destacou a participação protagonista das mulheres na luta que culminou com a independência, no 2 de Julho de 1823, a partir de ícones, como Maria Quitéria, que teve que se vestir de homem para participar das lutas. “Estamos aqui lutando, mantendo o legado de luta de mulheres como Maria Quitéria, para que todas as mulheres possam estar onde elas quiserem estar”, garantiu Olívia.

De Salvador,
Erikson Walla