Cuba e Angola reforçam lçaços de amizade

O presidente angolano João Lourenço começou segunda-feira (1º) a sua primeira visita oficial à Cuba. Os dois países têm acordos bilaterais nos setores da saúde e educação, mas há novas áreas de interesse na cooperação.

Cuba Angola

O governo de Cuba concedeu a Ordem José Martí, a mais alta condecoração concedida pelo Conselho de Estado da República de Cuba, ao presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, que, por sua vez, entregou, em nome do seu povo e do seu partido, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a Ordem Agostinho Neto ao primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro Ruz.

Em uma solene cerimônia realizada no Palácio da Revolução na capital cubana, Havana, o secretário do Conselho de Estado, Homero Acosta, sublinhou que o presidente angolano manteve, com uma dedicação exemplar e em estreita unidade com o seu povo e o seu partido, o trabalho do pai de sua nação, Agostinho Neto, e que Cuba tem sido honrada com sua amizade desde os difíceis anos da guerra em Angola, pelo qual lhe entrega a Ordem José Martí, que é também um sinal do respeito e amizade do povo cubano para com o povo angolano.

Por seu turno, o presidente João Lourenço disse que desta forma "todo o povo de Angola está a ser condecorado" e que a profunda amizade e solidariedade entre os dpois povos tornou-se eterna, quando ambos decidiram defender o caminho da liberdade. Lourenço também ressaltou que, graças ao heroico sacrifício do povo cubano, hoje a África Austral é uma região de paz, democracia e justiça social.

O presidente cubano lembrou que o Comandante-em-chefe Fidel Castro foi a primeira personalidade não africana a receber essa condecoração e que a relação entre esse continente e Cuba "é tão profunda quanto indestrutível".

Destacou, entre os desafios comuns das nações, a defesa do direito ao desenvolvimento, o bem-estar e a justiça social, a salvaguarda da paz e segurança internacionais, e agradeceu o reconhecimento recebido em nome do povo cubano. "No caldeirão onde a nacionalidade cubana foi forjada, lá está a África."

_______

A onformação é do jornal Granma.