Bahia comemora 2 de julho, a independência do estado e do Brasil

O Brasil não ficou independente de Portugal com a proclamação feita por Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, em setembro de 1822. Isso só aconteceu com a derrota das tropas fiéis a Portugal em 2 de julho de 1823, quando os lusitanos foram expulsos do país na Bahia. Na época, o povo baiano comemorou a vitória com uma caminhada do comércio de Salvador até a Igreja do Bonfim.

*Por Iram Alfaia

Bahia independência - Divulgação

Feriado no estado, a data ficou marcada como a luta pela independência do Brasil e da Bahia, que já havia colocado fim ao domínio português na Conjuração Baiana em 1798.

Autora do projeto que resultou na Lei Nº 12.819, que ressalta o significado histórico e pelo relevante papel que a independência da Bahia significou para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu a retomada da democracia no Brasil durante o cortejo.

Ela afirmou que o país vive um momento grave com o governo Bolsonaro, que ataca todos os dias os direitos do povo, a soberania nacional, a liberdade de imprensa e a democracia.

“Hoje é dia de reverenciar os heróis baianos, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria. Estamos nas ruas mais do que nunca para dizer que com os corações dos brasileiros, tiranos não combinam. Por isso, o 2 de Julho está na ordem do dia de ser celebrado, porque a luta pela democracia é a nossa bandeira maior”, diz a deputada.

O deputado Daniel Almeida (BA), líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, diz que a data é uma homenagem a luta de resistência do povo brasileiro.

“Com tiranos não combinam brasileiros corações. O 2 de Julho representa a celebração da luta e resistência do nosso povo. Saudamos nossos heróis e heroínas que hoje nos inspiram para a luta pela liberdade, justiça social, equidade e democracia”, disse o deputado.

“Foram os baianos e baianas que de fato concretizaram a independência do Brasil em 2 de julho de 1823. É uma data especial, maior do que qualquer disputa eleitoral, onde todos são bem-vindos para homenagear a história do nosso povo”, lembrou o senador Jaques Wagner (PT-BA).