Confira a agenda das centrais sindicais em julho e agosto

Em meio à luta para barrar a reforma da reforma da Previdência do governo Bolsonaro, as centrais sindicais definiram, nesta sexta-feira (28/6), os “os próximos passos unitários”. Em reunião na sede do Dieese, em São Paulo, as entidades apresentaram uma agenda de ações “contra o fim da aposentadoria, pela valorização da educação e por emprego”.

Por André Cintra

Centrais

A atividade mais importante é o Dia Nacional de Mobilização, convocado para 12 de julho, para se somar ao Ato Nacional dos Estudantes, em Brasília. De acordo com nota lançada pelas centrais, “a orientação é para que a classe trabalhadora se mobilize nos estados e nas cidades pela coleta de assinaturas dos abaixo-assinados” em defesa da aposentadoria e contra a reforma da Previdência.

Diante da tramitação do relatório da reforma na Câmara dos Deputados, outra prioridade é intensificar a pressão sobre os parlamentares. “Devemos continuar em estado de mobilização permanente com assembleias nos locais de trabalho para influenciar nas mudanças deste projeto e evitar que pontos críticos sejam reintroduzidos no texto”, diz o texto.

O calendário de lutas do movimento sindicato foi debatido e aprovado por dez centrais: CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), CSP – Conlutas (Central Sindical e Popular Conlutas), Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública – Central do Servidor.

Confira abaixo as atividades programadas pelas entidades:
* Julho/Agosto
Atividades conjuntas e diárias de coleta de assinaturas ao abaixo-assinado contra o fim da aposentadoria
Nos locais de trabalho, nas praças e nos locais públicos das assinaturas.

* 12 de julho
Dia Nacional de Mobilização
Em todos os estados

* 16 de julho
Reunião das Centrais Sindicais

* 8 de agosto
Prazo para a entrega dos abaixo-assinados contra o fim da aposentadoria
Nas sedes nacionais das centrais sindicais

* 13 de agosto
Entrega oficial dos abaixo-assinados contra o fim da aposentadoria
Congresso Nacional, em Brasília

* 13 de agosto
Marcha Municipal da Educação contra a Destruição da Aposentadoria
Em todos os estados

* 14 de agosto
Marcha das Margaridas
Brasília