Nos EUA, bilionários querem pagar mais impostos

Os muito ricos, entre os quais o magnata George Soros, as herdeiras Regan Pritzker e Abigail Disney, bem como o cofundador do Facebook Chris Hughes pedem um novo imposto federal sobre as fortunas. 

George Soros

Os norte-americanos mais ricos querem pagar mais impostos. A ideia não é nova e tem vindo a ser subscrita por alguns dos detentores das maiores fortunas dos EUA. Desta vez, 19 muito ricos – entre os quais o magnata dos negócios George Soros (na foto), as herdeiras Regan Pritzker e Abigail Disney, bem como o cofundador do Facebook Chris Hughes, segundo a agência noticiosa Bloomberg –, pedem que seja criado um novo imposto federal sobre as fortunas. A informação é do jornal português Expresso.

Os signatários sustentam que este imposto servirá para ajudar a reduzir as desigualdades na distribuição de rendimentos e financiar investimentos que são necessários para a dar resposta aos desafios das mudanças climáticas, bem como de saúde pública.

“Escrevemos para pedir a todos os candidatos presidenciais, sejam Republicanos ou Democratas, para apoiarem a criação de um imposto sobre a riqueza, moderado, que incida sobre as fortunas de um décimo dos 1% dos americanos mais ricos”, refere a missiva.

É também dito que “o próximo dólar arrecadado com novas receitas fiscais deve vir dos americanos que são mais afortunados financeiramente e não daqueles que têm rendimentos médios ou baixos”. De acordo com a carta os candidatos presidenciais democratas, Elizabeth Warren, Pete Buttigieg e Beto O’Rourke subscrevem esta ideia.

Aliás, Elisabeth Warren, senadora do Estado de Massachusetts, propõe um imposto de 2% sobre o património acima de 50 milhões de dólares, a que se soma um adicional de 1% nas fortunas superiores a mil milhões. A estimativa é que este imposto sugerido por Warren gere, em dez anos, uma receita a rondar os 3 biliões de dólares.