Vista de Xi Jinping à Coreia do Norte tem forte simbolismo geopolítico

Encontro ocorre dois dias antes da cúpula do G20

China Coreia do Norte

A República Popular Democrática da Coreia, chamada de  Coreia do Norte, voltou a estender o tapete vermelho à China. Xi Jinping foi recebido com aparato de Estado por Kim Jong-un – há 14 anos que Pyongyang não recebia um presidente chinês.

As relações entre a Coreia do Norte e a China arrefeceram nos últimos anos, devido ao programa nuclear norte-coreano e ao apoio de Pequim às sanções decretadas pela ONU.

O presidente Xi manifestou entretanto apoio público às reformas econômicas iniciadas pelo líder da Coreia do Norte. Kim Jong-un, citado pela agência de notícias estatal, diz que a visita é uma oportunidade importante para os aliados manifestarem a amizade "invencível".

A visita de dois dias do presidente chinês ocorre precisamente uma semana antes de Xi Jinping se encontrar com Donald Trump, na cimeira do G20.

China e Coreia do Norte têm divergências públicas com os Estados Unidos. Em plena guerra comercial entre Pequim e Washington, esta visita é vista como uma vontade de reforçar publicamente a aliança regional e capitalizá-la junto de outros parceiros.

A informação é da Euronews