Irã responde à “conduta invasora” dos EUA
Drone violou as normas internacionais ao atravessar as fronteiras iranianas
Publicado 21/06/2019 14:00

As Forças Armadas do Irã asseguraram nesta sexta (21) que enviaram advertências ao avião não tripulado dos Estados Unidos antes de derrubá-lo na quinta-feira (20). A informação é da agência EFE. O subcomandante de uma base de defesa aérea, Kader Rahimi, ressaltou que essas advertências e a rota de voo estão registradas, segundo a televisão iraniana.
Os EUA afirmam que o drone não violou o espaço aéreo iraniano e que foi derrubado em águas internacionais, mas a versão do Irã é diferente. Rahimi disse que o aparelho foi derrubado "como resultado da conduta invasora e a indiferença dos EUA aos direitos de outros países".
O drone violou as normas internacionais ao atravessar as fronteiras iranianas e entrar nas suas águas territoriais, de acordo com Rahimi. O ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohamad Yavad Zarif, afirmou que o aparelho decolou dos Emirados Árabes Unidos "em modo oculto e violou o espaço aéreo iraniano". "Recuperamos os destroços do aparelho militar americano nas nossas águas territoriais, onde foi derrubado", escreveu Zarif na sua conta oficial do Twitter.