Solidariedade a Cuba na Venezuela

O Movimento Nacional de Amizade e Solidariedade mútua Venezuela-Cuba rechaçou "a enxurrada de sanções'' aplicadas de forma sistemática pelo governo dos Estados Unidos contra a nação caribenha. A informação é da agência de notícias cubana Prensa Latina.

Cuba Venezuela

Em um comunicado a que teve acesso a Prensa Latina, o coordenador geral dessa organização, Yhonny García, precisou que a ativação do Título III da ilegal e extraterritorial Lei Helms-Burton tem como objetivo único subverter a ordem estabelecida pela Revolução cubana no âmbito de suas leis e autodeterminação.

O ativista qualificou as ações de agressão como violatórias do estamento internacional, já que a administração estadunidense se extralimita seus alcances e lança por terra todos os esforços realizados para a normalização das relações entre ambos os países.

"É vergonhosa a atitude assumida pelos servidores públicos de dito governo, em seu afã de dobrar a heroica resistência do povo cubano, que tem tido que apelar à dignidade e valentia para rechaçar todas e a cada uma das agressões (…) por mais de 60 anos", destacou García.

Denunciou que Washington trata de internacionalizar o bloqueio contra Cuba, estrangular sua economia e atemorizar os investimentos estrangeiros, para gerar assim um impacto negativo no desenvolvimento e os indicadores sociais da ilha.

Acrescentou que a elite dirigente dos Estados Unidos apela a todas as artimanhas para infligir maior sofrimento ao povo cubano, incluída a falsa retórica de afirmar à Revolução por exportar o conceito de internacionalismo e solidariedade.

Assegurou que Cuba seguirá apegada aos princípios de heroísmo e patriotismo em defesa da independência e a soberania, em frente ao recrudescimento das restrições de viagens de cidadãos estadunidenses ou as 'medidas sem noção com as que pretendem atemorizar aos empresários estrangeiros'.