Irã derruba drone dos EUA que violou espaço aéreo 

O Irã anunciou nesta quinta-feira (20) ter derrubado um avião não tripulado dos Estados Unidos que serviria para operações de espionagem perto do Estreito de Ormuz, onde vários incidentes foram registrados no mês passado. Segundo comunicado emitido pelos Guardiões da Revolução do Irã, o drone, do tipo RQ-4 Global Hawk, entrou no espaço aéreo iraniano na madrugada desta quinta, sobrevoando a região de Koohe Mobarak, na província de Hormozgan, no sul do país.

Drone americano do tipo Global Hawk

O porta-voz do Ministério do Exterior do Irã Abbas Mousavi condenou, segundo a televisão estatal iraniana, o que chamou de “violação do espaço aéreo” do país e alertou para as consequências de tais "medidas ilegais e provocadoras". Os Guardiões também denunciaram que o drone "violou o espaço aéreo territorial iraniano".

Não houve uma reação oficial imediata de Washington. Entretanto, autoridades americanas citadas anonimamente pela agência de notícias Reuters teriam afirmado que o drone citado por Teerã se encontrava em espaço aéreo internacional. Um porta-voz militar americano declarou que nenhuma espaçonave esteve em atividade dentro daquele país.

O Estreito de Ormuz é a única ligação entre o Golfo Pérsico e os oceanos, sendo um ponto geográfico estratégico pelo qual passa um quinto dos carregamentos de petróleo mundial. Ele está localizado a apenas 80 quilômetros dos Emirados Árabes Unidos e de Omã.

A derrubada do drone ocorre em meio ao aumento da tensão entre o Irã e os EUA no Oriente Médio, com troca de ameaças entre os dois países em torno daquela área. Recentemente, Washington decidiu enviar mais tropas à região e fortalecer sua instalação militar de navios e mísseis no Golfo Pérsico.

Com informações da Deutsche Welle