Quatorze cidades já participaram do curso sobre a tática do PCdoB

 Até o momento, mais de 280 militantes marcaram presença nas aulas do curso concebido e aplicado pela seção paulista da Escola Nacional João Amazonas

Curso Tática Osasco

O Comitê Estadual do PCdoB no estado de São Paulo reativou a Escola João Amazonas e retomou os trabalhos da Fundação Maurício Grabois, como parte de seus esforços de estruturação partidária.

Como primeira iniciativa, realizou o Encontro Estadual de Formadores para apresentar o curso a Nova Tática do PCdoB, a ser ministrado nas cidades e nas frentes de atuação partidária. O curso, pensado a partir da resolução do Comitê Central intitulada “Novo Ciclo de Lutas em Defesa da Democracia, do Brasil e do Povo”, vem capacitando quadros, dirigentes e lideranças no pensamento programático, no raciocínio tático leninista do PCdoB e na compreensão do novo ciclo político que se abriu com a chegada da extrema-direita ao governo da República.

O Encontro de Formadores contou com 62 camaradas, que foram instruídos nas aulas da nova tática, para, em seguida, serem distribuídos em sete Equipes Disciplinares, que já desenvolvem estudos e preparação em filosofia materialista-dialética, economia política marxista, teoria marxista de estado e classes, socialismo científico, teoria leninista de partido, feminismo emancipacionista e luta anti-racista. Esses camaradas compõem o corpo de formadores da Escola e estão prontos a aplicar o currículo da Escola Nacional e eventuais cursos estaduais.


Quatorze cidades passaram pelo curso sobre a nova tática do Partido. A primeira foi Birigüi, seguida de Cubatão, Mogi das Cruzes, Osasco e Barueri. A Capital descentralizou as aulas: já realizou na Base dos Trabalhadores dos Correios, que contou com 130 camaradas, e tem programados distritais da cidade.


Dia 15 de junho foi a vez de Botucatu e do Vale do Paraíba.

A aula para os comunistas e amigos do Vale aconteceu na Câmara de Vereadores de São José dos Campos, foi ministrada por Elder Vieira, secretário de formação e propaganda do Comitê Estadual, e contou com a participação de 29 companheiros e companheiras de seis cidades: São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Lorena, Cruzeiro e Santa Branca. A aula começou às 9h20 e terminou às 12h40.

João Bosco, ex-vereador, membro da direção partidária de São José dos Campos e organizador do curso no Vale do Paraíba, considerando o êxito da aula, declarou: “Estamos empenhados, agora, em realizar o CIM – Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo, que é uma pré-condição para o Curso de Nível II”.

Em Botucatu, professor Haroldo, vereador de Vera Cruz, ministrou aula para 12 camaradas. Presentes, membros da direção municipal e quadros do PCdoB da cidade.

Para o Professor Caldas, membro da Direção Municipal de Botucatu, “o conteúdo do curso é muito bom, bem atual, e recuperou com muita propriedade as raízes marxistas de nossa política e tática. Uma articulação clara e objetiva entre os fundamentos teóricos e a prática, com enfoque na tática da frente ampla e combate à extrema direita”.

Retomada dos trabalhos da FMG no estado

Concomitante à reativação da Escola, o Comitê Estadual tomou medidas para a retomada das atividades da FMG-SP. Sob a presidência do Professor Quartim de Moraes, dez camaradas, todos acadêmicos de diferentes instituições universitárias, estabeleceram as linhas de trabalho da Fundação e programaram a realização de dois colóquios.

O primeiro deles será sobre os desafios de uma gestão democrática das cidades em tempos de regressão política e econômica. Seu objetivo é subsidiar os debates do Partido em torno dos programas eleitorais para 2020.

O outro colóquio tratará do mundo do trabalho diante das mutações do capitalismo brasileiro, maneira de contribuir para uma melhor compreensão da classe trabalhadora e dos novos padrões de acumulação capitalista.

Além da gestão das cidades e da vida dos trabalhadores, a FMG-SP pretende se debruçar sobre a realidade econômica, social e política do estado de São Paulo, as transformações geopolíticas protagonizadas pelas potências internacionais (EUA, China, Rússia e Índia) e os embates ideológicos travados entre o marxismo e as correntes pós-modernistas e multiculturalistas e seus impactos nos movimentos sociais.

As datas dos colóquios e o agendamento das demais atividades estão sendo programados pela equipe da FMG-SP.