Manuela diz que estrago ambiental no país corre a passos gigantescos

Em entrevista nesta quinta-feira (6) à Agência Efe, em Madri, a ex-candidata a vice-presidente nas últimas eleições Manuela d´Ávila (PCdoB) afirmou que a destruição ambiental no Brasil “corre a passos gigantesco”. Para ela, a preocupação que existe com meio ambiente na Europa terá um “impacto destrutivo” para o governo Bolsonaro.

Avante, Manuela D’Ávila! - Reprodução/YouTube

Na entrevista, repercutida pelo Portal UOL, Manuela diz que a questão ambiental será o caminho mais curto para que a Europa saiba de fato quem é Bolsonaro, “um presidente absolutamente incapaz”.

“Há muitos anos que a Europa olha com olhos muito abertos para isso (meio ambiente). Não adianta dizer que é verde e continuar se relacionando com Bolsonaro”, disse, referindo-se a decisão de uma rede de supermercado da Suécia de não comprar mais produtos do Brasil devido a liberação de agrotóxicos proibidos na Europa.

Outro problema grave, na opinião dela, é a chamada agenda da morte na política brasileira. “O presidente liberou as armas, a caça, expulsou os médicos cubanos com o argumento de que eram ideológicos. O presidente ridiculariza qualquer movimento em defesa das mulheres, dos LGBTs e o assassinato de Marielle Franco, uma parlamentar negra que recebeu nove tiros”, lamentou.

A ex-deputada falou também sobre as fake news. Segundo ela, há uma indústria de distribuição de mentiras no país que segue ativa mesmo depois das eleições. “Não são propagandas falsas, mentiras qualquer, são conteúdos específicos, informações muito sofisticadas. Aqueles que as distribuem têm muito dinheiro, ferramenta de ´big data`, robôs que atuam permanentemente”, disse.

Manuela deu como exemplo a propagação nas redes de que ela teria sido a mandante do atentado contra Bolsonaro. Ela já identificou quem fez a montagem grosseira das peças qu3 circularam na rede. Trata-se do jornalista Edilásio Barra, ligado a Bolsonaro.
“Não adianta falar que não sabia, porque cada um é responsável pelo que diz, e agora ele vai falar diante do juiz”, avisa.

Sobre o ex-presidente Lula, Manuela diz que se trata do maior líder popular do Brasil. Disse que o movimento Lula Livre não dividi a esquerda porque todos consideram “uma injustiça” seu processo judicial.

Na Europa, Manuela participa de diversos eventos e divulga seu livro “Revolução Laura: reflexões sobre maternodade & resistência”.