Fórum dos Partidos de Oposição vai ao STF se manifestar contra pacto

O Fórum dos Partidos de Oposição decidiu se posicionar contra a ideia de pacto articulada por Bolsonaro com os presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal. A presidenta do PT, Gleisi Hoffman disse que “é indefensável a participação do Supremo na definição de políticas de governo que um dia terão de julgar”.

Fórum - Humberto Pradera

Na avaliação dos participantes, trata-se de uma proposta contra o povo, articulada entre setores políticos e não por instituições.

Na reunião desta semana, o Fórum definiu agendas para ampliar a luta em defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos ameaçados pelo governo Bolsonaro. Sem data marcada, os partidos decidiram se encontrar com o presidente do STF, Dias Toffoli, para tratar da defesa da Constituição e do estado de direito.

Além da reunião com os governadores, foi marcada para o dia 10 de junho uma plenária com representantes dos movimentos sociais, centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. No dia 11 os presidentes e representantes dos partidos visitarão a OAB em Brasília.

Rede e PCB aderem ao Fórum

O Fórum dos Partidos de Oposição (PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB) ampliou sua representação política recebendo a participação de mais dois partidos: a Rede e o PCB. Além dos representantes dos sete partidos, participou o governador do Piauí, Welington Dias (PT), que articula para os próximos dias uma reunião do Fórum com os governadores do campo progressista.

Participaram da reunião, além de Gleisi, os presidentes do PSB, Carlos Siqueira, do PDT, Carlos Lupi, do PSOL, Juliano Medeiros, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, o porta-voz nacional da Rede, Pedro Ivo Batista, e o dirigente nacional do PCB Golbery Lessa, além de parlamentares e outros dirigentes dos sete partidos.