Mulheres nas Ciências é tema de Fórum da ONU

Promovido pelo Conselho Econômico e Social – Ecosoc da Organização das Nações Unidas (ONU), o 4º Fórum Anual sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (STI Fórum) dedicou especial atenção às discussões de gênero, com lançamento de uma exposição sobre Mulheres nas Ciências. A Secretária de Proteção à Mulher da Bahia, Julieta Palmeira, participou dos debates e fez uma avaliação positiva do evento, realizado entre os dias 13 e 18 de maio, em Nova Iorque.

Julieta Palmeira - Foto: Divulgação

O 4º STI Forum reafirmou a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento das nações, apontando para o incentivo e a busca de oportunidades e participação das mulheres no setor. Em seu discurso, Julieta Palmeira destacou o impacto da desigualdade de gênero, da educação sexista e dos estereótipos de gênero no ambiente escolar na participação feminina na área de tecnologia e inovação. “Esses fatores têm afastado as meninas dessa área e tem repercussões no ensino superior, onde há um desequilíbrio de gênero nesses cursos. Somente 15% dos estudantes matriculados em cursos de Ciência da Computação e Engenharia são mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC)”, afirmou.

O desequilíbrio é ainda maior em relação às mulheres negras. “Ao se efetivar a relação entre machismo, racismo estrutural e desigualdade social, as mulheres negras dificilmente conseguem alcançar esses cursos e quando alcançam têm muitas barreiras a superar”, afirmou a secretária do governo baiano. Julieta Palmeira defendeu uma educação igualitária e mais incentivo às mulheres. “As meninas precisam ter as mesmas chances para que possam se interessar por ciência, tecnologia, engenharia e matemática ou humanas se assim desejarem, não porque são orientadas involuntariamente a se distanciar da área da tecnologia”.