Submundo bolsonarista da internet volta à ativa 

Efeito prático da estratégia é mostrar que falas do presidente recebem apoio em massa da população.

gg

Matéwria do jortnal O Globo diz que a estratégia digital no WhatsApp que ajudou a eleger o presidente Jair Bolsonaro permanece em atividade. A tática é a mesma de meses atrás: grupos pró-governo tentam resolver crises explorando pautas ideológicas e contra-atacam setores como a oposição e o Judiciário. Em momentos de baixa popularidade, até mesmo o presidente retorna à plataforma, que ganha verniz de canal oficial.

A mensagem apócrifa, encaminhada por Bolsonaro na sexta-feira a contatos pessoais no WhatsApp, que classifica o país como “ingovernável fora de conchavos”, circulou em grupos, mobilizando novamente o batalhão de apoiadores.

De toque em toque, o exército digital — e informal — busca se organizar em uma das semanas mais difíceis da gestão. No início deste mês, após o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciar o contingenciamento de 30% nos repasses de três instituições de ensino, o WhatsApp foi inundado de fotos antigas de pessoas nuas, capas de monografia das ciências humanas sobre sexualidade e pichações em locais descontextualizados.