Putin diz que EUA destruíram acordo com Irã

Para o presidente russo, Europa só assiste ao ataque norte-americano.

h

Segundo o site SputnikNes, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Rússia não pode salvar o acordo nuclear iraniano de se desfazer sozinho, acrescentando que a destruição do acordo foi deflagrada pelos EUA, enquanto a Europa não reagiu.

Moscou acredita que o acordo – oficialmente conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA) – deve ser preservado, mas ele só pode ser salvo com esforços de todos os seus signatários, afirmou Putin durante uma conferência de imprensa após ter se encontrado com o presidente austríaco Alexander Van der Bellen.

"A Rússia não é uma equipe de combate a incêndios, não podemos sair por aí e salvar tudo o que não depende totalmente de nós", afirmou o presidente da Rússia.

Ele acrescentou que dizer que tal coisa "não diplomática pode prejudicar os ouvidos de nossos amigos europeus". Putin colocou a culpa pelo desmantelamento do JCPOA nos EUA, enquanto deturpava a incapacidade da União Europeia (UE) de realmente fazer algo para salvar o acordo.

"Os americanos se retiraram do acordo, o acordo está desmoronando e os países europeus foram incapazes de fazer qualquer coisa para salvá-lo, incapaz de realmente trabalhar com o Irã e compensar suas perdas econômicas", afirmou.

Putin acredita que não é "conveniente" que o Irã deixe o acordo, dada a estrita conformidade de Teerã com a transparência do setor nuclear do país.

"Eu disse repetidamente aos nossos parceiros iranianos que, na minha opinião, seria aconselhável que o Irã permanecesse dentro do acordo, não importa o quê", comentou Putin. "O Irã pode tomar medidas de retaliação [pelos EUA deixando o JCPOA], e dizer que está deixando alguma coisa, mas amanhã todo mundo esquecerá que foi acionado pelos EUA e toda a culpa será atribuída ao Irã".