Parlamentares se unem em Frente pela Igualdade Racial

Na noite desta quarta-feira, 08/05, foi lançada, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. Parlamentares negras e indígena se uniram para a criação da Frente na ALESP.

leci

De acordo com Rozina Conceição, cerimonialista da atividade e assessora da deputada Leci, o objetivo da Frente será promover audiências públicas, seminários, rodas de conversas e debates nas regiões periféricas do estado, além de desenvolver ações e subsidiar projetos de lei voltados para a superação do racismo, dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Os trabalhos da Frente serão divididos em 7 eixos temáticos, sendo: mulheres negras, populações indígenas e comunidades tradicionais, racismo religioso, trabalho e empreendedorismo, violência institucional, saúde e educação.

Durante o evento, foi apresentado o plano de trabalho que será aberto à participação popular. As reuniões das assessorias dos mandatos sobre a Frente acontecerão toda primeira segunda-feira do mês às 15h00. Já as reuniões com organizações sociais e instituições públicas, conselhos municipais e estaduais, coletivos e ONGs serão realizadas toda terça-feira do mês às 18h00.

A Frente é presidida pela deputada Leci Brandão (PCdoB) e a vice-presidência compartilhada entre as deputadas Érica Malunguinho e Bancada Ativista (ambas do PSOL). A mesa de abertura contou, também, com a presença de Chirley Pankara, co-deputada da bancada ativista, e Nayara de Deus, assessora de comunicação da deputada Marina Helou. Na abertura da atividade, houve uma saudação ao orixá Xangô realizada por Iya Wanda e uma apresentação do Fórum Indígena de Osasco liderada por Dona Alaide Pankararé.

O evento foi transmitido pela página da deputada Leci Brandão no Facebook.

Confira!
Transmissão do evento