Fascismo é tema de livro que será lançado em São Paulo

A Fundação Maurício Grabois (FMG) promove nesta sexta-feira (10), às 19 horas, em São Paulo, um debate com o pensador marxista Gianni Fresu sobre seu livro Nas Trincheiras do Ocidente: Lições sobre o Fascismo e Antifascismo. Após a conversa, haverá sessão de lançamento da obra. O evento ocorre no auditório da sede da Grabois e é fruto de uma parceria entre FMG, Editora e Livraria Anita Garibaldi, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e União da Juventude Socialista (UJS).

Fascismo Fresu - Foto: Divulgação

Formado em História do Pensamento Político e doutor em Filosofia pela Universidade Urbino (Itália), sob orientação de Domenico Losurdo, Gianni Fresu é professor de Filosofia Política da Universidade Federal de Uberlândia. Nas Trincheiras do Ocidente é resultado do curso dado por Fresu no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Unesp.

No curso, o autor procurava esclarecer a origem e o desenvolvimento de dois fenômenos – o fascismo e o antifascismo – que marcaram a história da Itália e do mundo na primeira metade do século 20. As aulas utilizavam amplamente as contribuições de Antônio Gramsci e Palmiro Togliatti.

Diante da onda reacionária que assola o mundo e o Brasil, o tema do livro adquiriu uma dramática atualidade. Não por acaso, o professor Marcos Del Roio escreve, no prefácio do livro: “Como categoria explicativa do real, a identidade do fascismo talvez seja tão escorregadia e polêmica quanto aquela de democracia. São muitos os movimentos, partidos ou ideais que podem ganhar o epíteto de ‘fascistas’ no calor da luta política e ideológica, mas é preciso que se saiba com clareza do que realmente se trata ou a luta poderá ser levada por um caminho desastroso”.

Segundo Del Roio, “para todos os envolvidos na luta política e ideológica é necessário identificar com clareza o inimigo contra o qual travam batalha”. Nesse sentido – registra ele –, “o livro de Gianni Fresu é uma estupenda apresentação desse problema histórico e teórico de grande envergadura e importância”. A obra apresenta “as origens do fascismo, sua consolidação e características, a sua difusão e a resistência antifascista. As discussões políticas e historiográficas também fazem parte desse pequeno e rico volume, que não nos deixa esquecer que hoje é dia de lutar de novo”.

Gianni Fresu debaterá sobre o fascismo, tema de seu livro

SERVIÇO
Debate e lançamento do livro Nas Trincheiras do Ocidente: Lições sobre o Fascismo e Antifascismo, de Gianni Fresu
Data: 10 de maio (sexta-feira) às 19 horas
Local: Auditório da sede da Fundação Maurício Grabois (Rua Rego Freitas, 192 – República, São Paulo)
Promoção: Fundação Maurício Grabois, Editora e Livraria Anita Garibaldi, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e União da Juventude Socialista (UJS).