Bolsonaro se diz favorável à privatização da Petrobras

Presidente afirma que começa a mudar a sua avaliação sobre o assunto. 

y

O jornal O Globo publica que o presidente Jair Bolsonaro começa a mudar sua avaliação a respeito da possibilidade de privatizar a Petrobras. Em conversa com o blog da Natuza Nery, no G1, o presidente afirmou que tem simpatia pela ideia, destacando uma contradição entre a defesa do "livre mercado" e o monopólio da estatal. “Eu tenho, sim, uma simpatia inicial”, afirmou Bolsonaro.

O Portal Vermelho comentou esse assunto recentemente em editorial, mostrando que Bolsonaro está totalmente alinhado com a ideia privatista que a direção da Petrobras adotou, primeiro na administração do golpista Michel Temer, a agora na de Bolsonaro. "A celeuma criada com a decisão do presidente da República Jair Bolsonaro de ligar pessoalmente para a direção da Petrobras impondo o cancelamento do aumento do preço do diesel tem enorme simbolismo. Significa que o mercado já dominou setores importantes do Estado para submetê-los ao seu controle despótico", diz o editorial.

De acordo com O Globo, o assunto chegou a ser abordado na reunião realizada por Bolsonaro na última terça-feira com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outros, para discutir como é calculado o reajuste do diesel. De acordo com um dos participantes do encontro, o tema foi mencionado quando se tratou da falta de concorrência no mercado de óleo e gás, desde a etapa de exploração e produção até a distribuição de combustíveis:

— O assunto da privatização foi abordado superficialmente, quando se falou das formas de aumentara competitividade nos mercados de refino e gás.

Polêmica

Segundo uma fonte próxima a Bolsonaro, diz O Globo, o presidente comentou em tese a possibilidade de vendera estatal, acrescentando que movimentos como esse exigem diálogo e estudo aprofundado. Procurado, o Palácio do Planalto não comentou. A mudança na percepção do presidente foi revelada por Guedes, em entrevista à GloboNews na quarta-feira.

Ao comentar a polêmica recente da interferência do Planalto no reajuste do diesel e o risco de uma greve de caminhoneiros, o ministro foi perguntado se o caminho seria privatizara Petrobras. Ele respondeu:

— Você acabou de dizer um negócio que o presidente levantou a sobrancelha. Se o preço do petróleo sobe no mundo inteiro e não tem nenhum caminhoneiro parado no Trump, na Merkel… Será que tem um problema aqui? No dia seguinte, o presidente me mandou um negócio assim: nos EUA, 60 bandeiras, no Brasil, uma bandeira só, da Petrobras. Acho que ele quis dizer alguma coisa — disse o ministro, que acrescentou posteriormente que privatizar a Petrobras seria um salto muito grande para o presidente.