Bolsonaro não consegue fechar apoio de partidos à PEC da Previdência

Na primeira rodada de diálogo com Jair Bolsonaro, os partidos como PSD e PSDB dizem ser favoráveis à proposta de reforma da previdência, mas não fecharam posição em torno da matéria. Isso significa, por exemplo, que os parlamentares dos partidos não são obrigados a votar a favor do projeto.

Bolsanaro partidos - Marcelo Corrêa/PR

“O PSDB tem uma postura de independência em relação ao governo, não há nenhum tipo de troca, não aceitamos cargos no governo e votamos com aquilo que entendemos que é importante para o Brasil. Essa é a primeira das reformas estruturantes que o Brasil precisa, mas dentro desse foco de justiça social e fiscal”, disse o presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, deixando claro que o partido não participará da base aliada do governo.

Assim com Alckmin, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, avaliou como positiva a postura do presidente de dialogar com os partidos. Ao deixar o Palácio do Planalto, Kassab afirmou o compromisso do seu partido com a reforma no sistema de aposentadorias, mas disse que a tradição do PSD é de manter independência em relação ao governo.

“Em relação às bancadas, o partido não fechará questão (não orientará a votação de seus membros), mas haverá um esforço intenso no sentido de mostrar aos parlamentares a importância das reformas para o Brasil”, afirmou.

Segundo ele, independência significa total condição de apoiar os projetos que estão sintonizados com o nosso programa e o que pensam os parlamentares. Ele ressaltou ainda que não houve oferta de cargos em troca de apoio.