Ministro participa de audiência sobre Alcântara na próxima quarta (10)

Reunião acontece após requisição ser apresentada pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA)

A reunião contará com a presença do ministro Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. - Ana Oli
Na próxima quarta-feira (10), às 10 horas, uma reunião conjunta na Câmara dos Deputados, em Brasília, debaterá os impactos do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado entre os Brasil e o Estados Unidos, para uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão. A reunião contará com a presença do ministro Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

A audiência acontece após a requisição ser apresentada pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) e aprovada no âmbito da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). O pedido voltou a ser feito na tarde desta quarta-feira (3) pelo deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), e por deliberação dos parlamentares presentes, o requerimento de convocação ao ministro será encaminhado por membros das duas Comissões.

Presente no encontro da CDHM, Márcio Jerry, que é primeiro vice-presidente da CCTCI, lembrou o pedido de criação e acompanhamento da implementação do Acordo, por parte da Assembleia Legislativa do Estado, de uma Comissão Externa para acompanhar os trabalhos que serão realizados na cidade maranhense. Assunto presente em diferentes requerimentos analisados hoje pela Comissão de Direitos Humanos, Jerry também sinalizou que a comunidade de Alcântara está se mobilizando para promover a realização de um Seminário, a fim de discutir os termos do AST.

“Este é um tema muito oportuno e devemos debate-lo para que possamos realizar brevemente uma ida até Alcântara. Após 20 anos de negociações, o acompanhamento ativo deste tema é de extrema importância para que não se insiram medidas que atentem a soberania nacional”, afirmou Jerry, que também é vice-líder do PCdoB.