Cuba e China assinam acordos geológicos e petroleiros

Os dos países socialistas estreitam laços comerciais.

China

Uma delegação de alto nível do Serviço Geológico da China (CGS, por suas siglas em inglês) estreitou hoje as relações com suas contrapartes cubanas ao assinar um Memorando de entendimento na esfera petroleira. O texto aponta a coordenações entre a entidade chinesa e o Ministério cubano de Energia e Minas (Minem) para posteriores convênios nas esferas do petróleo.

A respeito o diretor de Geologia do MINEM, Enrique Castelhanos, disse que se trata de um importante passo, pois há mais de 17 anos operam em Cuba empresas petroleiras chinesas e agora com estes tratos preveem projetos com entidades do Governo.

Castelhanos disse que é um trabalho conjunto de investigações petroleiras em Cuba com a finalidade de indagar sobre as existências dessa matéria prima no território nacional, e avaliar as possibilidades de incrementar este trabalho.

Afirmou que o petróleo é um recurso de importância significativa para todos os países e em particular para Cuba, onde se explora e explode, ao que tais investigações podem ajudar a aumentar os recursos próprios.

A delegação chinesa lidera-a o diretor da divisão internacional do Departamento de Ciência e Tecnologia e cooperação internacional da CGS, Shu Sigi. Pela parte cubana, participaram na rubrica o vice-ministro do Minem, Juan Arrantez. Ambas as delegações estiveram integradas por especialistas de alta faixa nos temas de geologia, mineração e petróleo.

Na terça-feira, essa mesma delegação assinou outro memorando de entendimento com o Instituto de Geologia e Paleontologia de Cuba. Os assistentes manifestaram sua satisfação pelo aumento dos laços em diferentes esferas econômicas e de pesquisa entre China e Cuba.

A informação é da agência cubana Prensa Latina