PCdoB São Paulo prepara campanha de finanças e mira doação militante 

A Secretaria de Finanças do PCdoB São Paulo (SP) vai iniciar, nas próximas semanas, uma campanha de longo prazo – com objetivos, metas e prazos –, para fortalecer a sustentação material e financeira do Partido. As propostas em discussão foram apresentadas pelo secretário municipal Alcides Amazonas, na quinta-feira (21/3), em reunião ampliada da Comissão de Finanças. O debate contou com a presença de dirigentes dos comitês distritais e de categoria.

Alcides Amazonas

“Faremos uma campanha mais alongada, que vai envolver o conjunto dos comunistas na capital, em suas diversas áreas de atuação”, resumiu Amazonas, que assumiu a Secretaria de Finanças do PCdoB São Paulo em fevereiro, no lugar de Rovílson Portela. Uma das prioridades é incentivar a doação militante e, assim, aumentar a base de contribuintes ao Partido.

De acordo com o Estatuto do PCdoB, o filiado tem quatro compromissos com a estruturação partidária e suas lutas: estudar, militar, divulgar e contribuir. São tarefas de natureza político-ideológica, das quais nenhum comunista está dispensado. Por isso, a área de Finanças é considerada estratégica. O principal mecanismo de doação partidária, hoje, é o Sistema Nacional de Contribuição Militante (Sincom).

Segundo Amazonas, a campanha de Finanças terá atividades gerais de arrecadação, além da ampliação do número de doadores regulares. “A prioridade é fortalecer a nossa base no Sincom”, afirma. “Mas é inadmissível que o Partido perca doadores apenas porque essas pessoas tiveram alguma dificuldade com o Sincon. Vamos garantir que os filiados possam, excepcionalmente, recorrer a alternativas, como fazer doações em uma conta bancária oficial do Partido.”

A campanha prevê uma rifa com mais de 10 mil números e prêmios para os cinco primeiros colocados. Os vencedores serão determinados por sorteio da Loteria Federal. O secretário de Finanças afirma que cada comitê distrital ou de categoria ficará com 20% do que conseguir arrecadar para a rifa. “É um estímulo ao trabalho de finanças na base”, diz Amazonas.

Serão criados bônus de arrecadação de fundos para o PCdoB São Paulo, com venda a diferentes valores. “Essa iniciativa dialoga, sobretudo, com os amigos do Partido – autoridades, personalidades e lideranças que, mesmo não sendo filiadas, têm condições de contribuir com um valor um pouco maior”, explica Amazonas. “Uma das ideias é oferecer um brinde, que pode ser, por exemplo, livro, boné ou camiseta.”

Datas comemorativas e manifestações culturais podem virar pretextos para eventos de finanças. Um dos participantes da reunião da Comissão de Finanças sugeriu a realização de uma festa junina comunitária do PCdoB, com o envolvimento dos comitês distritais e de categoria na organização das barracas.

Amazonas ressalta que a campanha de finanças só terá êxito se houver o “envolvimento do conjunto do partido” – mas também “o apoio de amigos e aliados”. As principais medidas devem ser lançadas no próximo mês.