Michel Temer é preso pela Lava Jato

Beneficiado pela ação da chamada Operação Lava Jato contra o governo da presidenta Dilma Rousseff e que o levou a presidência da República, Michel Temer agora é alvo de uma ação policial determinada pelo juiz Marcelo Bretas, 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Outro alvo da ação é o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco. A operação desta quinta-feira (21) ocorre no momento de dificuldades do governo Bolsonaro e de atrito entre Sergio Moro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Michel Temer - Reuters

O ex-presidente foi preso em São Paulo e pode ser conduzido para o Rio de Janeiro. Segundo informações de agências, desde quarta-feira (20) a PF tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso.

A ação contra Michel Temer e Moreira Franco ocorre no momento em que a Operação Lava Jato sofreu uma derrota no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o envio dos processos referentes ao caixa 2 para a justiça eleitoral. Maior expressão da Lava Jato, o agora ministro da Justiça, Sergio Moro, tira proveito dessa ação na medida em que ela gera um constrangimento contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, genro de Moreira Franco, que criticou o ex-juiz por sua tentativa de pressionar pela aprovação do seu Pacote Anticrime. Maia chegou a afirmar que seu diálogo é com o presidente da República e não com “um funcionário”.

Com sua aprovação em queda, Jair Bolsonaro também é beneficiado, mais uma vez, por uma ação da Lava Jato, que já havia ajudando a criar o ambiente favorável ao seu discurso contra a corrupção durante a campanha eleitoral. A ação desta quinta-feira tira de foco a pesquisa Ibope em que sua popularidade despencou 15% e tenta constranger eventuais críticas ao seu governo, que enfrenta dificuldades para aprovar suas matérias no Congresso Nacional.