Recife elege 46 delegados/as à Conferência Extraordinária Estadual 

 O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Recife realizou sábado (9) sua Conferência Extraordinária preparatória à Conferência Estadual, que acontece no dia 16/02 (sábado), a partir das 9h, na sede do Sindupe, em Santo Amaro, Recife. Quarenta e seis delegados/as representarão o partido na cidade na plenária estadual. A delegação está composta por todos os membros da Direção Municipal mais 11 suplentes.

Recife elege 53 delegados/as à Conferência Extraordinária Estadual - Alex Beltrão/PCdoB

Além de filiados, militantes e dirigentes do PCdoB, a Conferência do Recife contou com a participação de dirigentes do PPL- Partido Pátria Livre, entre eles a presidenta da legenda no estado, Edna Costa. Em dezembro de 2018, sessão conjunta do PCdoB e o PPL aprovou a incorporação do Pátria Livre à legenda comunista, “um ato para fortalecer a resistência democrática contra as ameaças de radicalização direitista do governo do presidente Jair Bolsonaro”.

“Hoje no Recife nós cumprimos a etapa municipal da Congresso Extraordinário do PCdoB destinado a celebrar a união do PPL – Partido Pátria Livre ao nosso partido, num gesto de unidade em defesa da democracia, dos direitos do povo, da soberania do país e do futuro socialista”, destacou Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do partido, durante a conferência do Recife.

Além de Luciano Siqueira, participaram da reunião o presidente do Comitê Municipal do PCdoB do Recife, José Bertotti; a vice-presidenta do Comitê Recife, Antonieta Trindade; secretários municipais da legenda; o vice-presidente estadual, Alanir Cardoso; o vereador comunista do Recife, Almir Fernando, e mais dezenas de comunistas.

Outras plenárias

No sábado passado (9) aconteceu também a Conferência Extraordinária de Jaboatão dos Guararapes, na Zona Sul do Recife. A reunião começou às 9h, na Câmara Municipal. Outras cidades de Pernambuco já realizaram suas conferências extraordinárias com significativa participação de delegados/as, militantes e dirigentes, entre elas, Olinda, Paulista, Mirandiba, Pesqueira, Cumaru e Igarassu.

No total são 54 municípios onde ocorrerão Conferências Extraordinárias que vão eleger os/as delegados/as que participarão da Conferência Extraordinária Estadual, que, por sua vez, escolherá a delegação que representará Pernambuco na Conferência Extraordinária Nacional. A Conferência Estadual está marcada para o dia 16/02 (sábado), a partir das 9h, na sede do Sindupe, em Santo Amaro, Recife.

Eleição e novas filiações

Em Olinda, a plenária aconteceu terça-feira (5) e contou com a participação de 101 pessoas, sendo eleitos/as dez delegados/as: Alexandre Alves; Isadora Garcia, João Paulo (deputado estadual); Jorge Bartolomeu; Fernando MJ; Beto DasOlinda; Dete; Luiz Neto; Magaly e Ula. O presidente estadual do PCdoB-PE, Marcelino Granja, e o deputado estadual João Paulo falaram durante o encontro (foto abaixo).

Em Paulista (acima), a plenária aconteceu no domingo (3). “Uma atividade muito positiva, que reuniu mais de 140 militantes no plenário da Câmara de Vereadores. Um passo importante para o fortalecimento e organização do partido na cidade”, avalia o presidente do Comitê Municipal, Wallace Melo. Na programação da conferência em Paulista debate sobre a conjuntura e balanço político, orientados pelos dirigentes estaduais, Ossi Ferreira e Herbert Bezerra, além da eleição de delegados/as e a filiação de novos/as filiados/as.

“A conferência foi um momento muito positivo para a vida organizativa do partido na cidade, construída pelo esforço coletivo da direção do PCdoB e fruto do restabelecimento das bases e frentes de atuação partidária no município. O partido está de parabéns e firme para os desafios que estão por vir", disse Wallace Melo.

A reunião contou ainda com a presença de representantes do PT, PSB, Rede, PR e PPS, além da presença de vereadores e ex-vereadores. Também presentes o deputado estadual eleito pelo PCdoB, João Paulo; ex-prefeito da cidade, Yves Ribeiro; e do presidente da Câmara, Fabio Barros.

Mais conferências

Em Pesqueira (foto abaixo), no Agreste do estado, a plenária extraordinária aconteceu na última sexta-feira (1º), na sede do partido. Vinte e seis militantes participaram da reunião que elegeu a camarada Wellselma Freitas como delegada.

“Além da discussão em torno das tarefas do PCdoB no novo cenário pós-eleição de Bolsonaro e a incorporação do PPL, debatemos o cenário local com vistas ao fortalecimento do partido. Muita unidade e tática de frente ampla para vencermos os desafios”, afirmou Alessandro Guimarães. Em Pesqueira, o partido é presidido por Cláudia Bethania Correia, que integra também a direção estadual. Os Comitês Municipais de Cumaru (Agreste) e Igarassu (RMR) realizaram suas plenárias na quarta-feira (6).

Do Recife, Audicéa Rodrigues.