Prestes a ter alta, Bolsonaro se concentrará na reforma da Previdência

O Hospital Albert Einstein informou que o presidente Jair Bolsonaro deixou nesta segunda-feira (11) a unidade de terapia semi-intensiva e foi transferido para um quarto. Com alta prevista para os próximos dias, após se recuperar de uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia, ele já definiu a prioridade número 1 de sua volta ao Palácio ao Planalto: finalizar o texto da reforma da Previdência que será apresentado ao Congresso.

Bolsonaro internação

De acordo com o boletim do hospital, Bolsonaro “evoluiu com melhora clínica progressiva”, “não apresenta dor, febre e segue com melhora do quadro pulmonar”. A cirurgia foi realizada em 28 de janeiro. A princípio, o presidente devia ficar hospitalizado por dez dias, mas teve febre e quadro de pneumonia – o que exigiu o tratamento com antibióticos e o prolongamento de sua internação.

“Hoje pela manhã. Mais um início de semana. Vamos à luta! Um bom dia a todos!", tuitou Bolsonaro nesta segunda, acompanhando a postagem de uma foto dele fazendo a barba, vestido com uma bata hospitalar. Mais cedo, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou que o presidente poderia retornar a Brasília nesta semana.

Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barro, Bolsonaro não deve analisar o texto preliminar da reforma da Previdência enquanto estiver internado em São Paulo. “Inicialmente, estaria descartada a apresentação [da proposta] no hospital”.

Sem especificar uma data, o porta-voz disse que Bolsonaro quer apresentar o texto acontecerá o quanto antes. “A proposta será apresentada, as linhas de ação, assim que ele se encontrar em condições. Não posso afiançar que será esta semana. Se ele estiver em Brasília, já em condições de deliberar, ele tem todo interesse de debruçar-se sobre esse assunto que é de extrema importância. Quanto mais rápido ele deliberar, mais rápido teremos condições de aprovar.”

Nesta segunda, em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, do programa Brasil Urgente (TV Bandeirantes), Bolsonaro disse que espera receber alta ainda nesta semana. "Estou me recuperando. Tive o problema de ter adquirido uma pequena pneumonia há uma semana. Se não fosse isso, eu poderia até estar de alta já. Se Deus quiser, esta semana terei alta”.

Da Redação, com agências