Carina Vitral: “Bienal mantém acesa a chama da esperança dos jovens”

Apesar de ocorrer num momento difícil para a população, a 11ª Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) é uma maneira de os jovens encontrarem confiança para seguir na luta, avalia a ex-presidenta da entidade, Carina Vitral. "Fico orgulhosa que o movimento mantenha acesa a chama de esperança da juventude em meio ao governo Bolsonaro", afirmou, com entusiasmo, à RBA.

Carina Vitral

Carina também é ex-presidenta da União da Juventude Socialista (UJS) e, atualmente, é suplente da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP). Em meio ao "caldeirão de desejos e ambições" dos quase 10 mil estudantes presentes ao evento, ela vê a UNE cada vez mais fortalecida.

"O governo Bolsonaro mostra a necessidade de unificarmos a discussão do futuro da cultura e da educação no Brasil. A bienal é um dos principais instrumentos sociais para construir uma nova sociedade. Essa multidão jovem sairá daqui mais organizada e unificada para os combates futuros contra os retrocessos do Bolsonaro", diz Carina.

Para além do movimento estudantil, a ex-presidenta da UNE também vê o evento como um ponto de partida de todos os movimentos sociais para os futuros enfrentamentos contra o retrocesso. "É aqui onde a juventude brasileira, mulheres, negros e todos que resistiram contra a eleição do Bolsonaro se organizam para lutar contra a política que quer tornar a educação menos livre, tornando-a um instrumental ideológico dos fascistas e da direita conservadora."

Ela também fez comparações do governo Bolsonaro com o ex-presidente Michel Temer. Na avaliação da líder estudantil, os avanços conquistados pela UNE, como o Prouni, o Enem e as cotas nas universidades federais, estão em risco.

"Tudo está em mãos caóticas. O novo governo só começou, mas já dá pra ver o seu objetivo. Bolsonaro junta a política ultraliberal do Temer, que quer sufocar a universidade pública, com o projeto conservador de sociedade. Isso é uma política de apropriação do Estado, em benefício dos seus privilégios e interesses econômicos, mas não deixaremos isso acontecer."

Fonte: Rede Brasil Atual (RBA)