Paris anuncia passe livre para crianças no transporte público 

A luta pelo passe livre no mundo tem uma nova inspiração – e o exemplo vem da capital francesa. A Prefeitura de Paris anunciou transporte público gratuito para todas as crianças menores de 11 anos a partir de setembro de 2019. Pessoas com deficiência e idade inferior a 20 anos também terão passe livre em viagens de metrô e ônibus. Já os estudantes do ensino médio entre 14 e 18 anos receberão desconto de 50%, além de uma conta gratuita no sistema Vélib de compartilhamento de bicicletas.

Transporte público em Paris

 De acordo com o jornal Le Parisien, as novas concessões devem valer para toda a região da Grande Paris. A iniciativa deve custar € 15 milhões por ano – apenas uma fração do orçamento anual de € 10,1 bilhões para o sistema de transporte público da região.

A medida integra uma estratégia mais ampla para tornar os transportes públicos mais acessíveis para os parisienses. No primeiro semestre de 2018, a cidade também introduziu passes anuais gratuitos para cidadãos de baixa e média renda com deficiências e pessoas com mais de 65 anos.

Em março de 2018, em meio a um momento de agitação por causa de mudanças controversas no sistema Vélib, a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, comentou sobre a possibilidade de um sistema de transporte público totalmente gratuito. Após nove meses de avaliações, o gabinete da prefeita publicou um relatório que concluía que a cidade não poderia acomodar a demanda extra do sistema – que aumentaria de 36% de todos os deslocamentos na capital para 48%. Mas as novas ampliações foram comemoraras.

O anúncio de Paris vem na sequência da notícia de que Luxemburgo se tornará o primeiro país do mundo com transporte público gratuito. Prevista para entrar em vigor na metade de 2019, a iniciativa anulará todas as tarifas em trens, bondes e ônibus, num esforço para aliviar os longos períodos de deslocamento e a pegada de carbono do país.

O especialista Wojciech, da Universidade Livre de Bruxelas, destaca que, além dos benefícios ambientais, o transporte público gratuito traz vantagens sociais. “O uso entre grupos vulneráveis – desempregados, idosos e jovens de classe média que não têm renda – aumentou dramaticamente quando as tarifas foram abolidas”, afirmou Keblowshi ao The Irish Times.

Segundo o acadêmico, com o passe livre, “a cidade se torna muito mais disponível para esses segmentos. Eles podem procurar emprego e aproveitar as atividades e instituições culturais. Esse argumento está especialmente presente no contexto francês”.

Com informações do Archdaily.com