Escola da Vila das Artes lança cursos de Direção de Arte e Fotografia

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (EAV) lança os cursos “Direção de Arte”, com a mestre em Estética e História da Arte Lia Damasceno e “Introdução à Direção de Fotografia”, com a diretora de fotografia Lílis Soares. As inscrições ficam disponíveis até o dia 24 de janeiro, no site da escola. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Fotografia

As atividades fazem parte do Programa de Férias da EAV, realizado durante o mês de janeiro de 2019, que conta com a abertura de cursos gratuitos na área do audiovisual. No início do mês já foram ofertados os cursos de “Produção” e “Cinema Expandido”.

“Direção de Arte”

Os cursos ocorrerão entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro. “Direção de Arte” será das 9h às 13h e “Introdução à Direção de Fotografia” das 14h às 18h. O público-alvo é de pessoas maiores de 16 anos com interesse em produção audiovisual.

A inscrição é o primeiro passo do processo seletivo para os cursos ofertados. Em seguida, será analisada a carta de intenção dos candidatos. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de janeiro deste ano.

O curso aborda os princípios básicos relacionados à direção de arte no audiovisual, como definições sobre clima e atmosfera, planejamento conceitual, escolha de paleta de cores, além do acompanhamento da construção de cenários, produção de objetos, figurino e maquiagem. A professora Lia Damasceno é mestre em Estética e História da Arte no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e doutoranda na mesma instituição.

Ficha de inscrição

“Introdução à Direção de Fotografia” (20 vagas)

A formação tem o objetivo de apresentar os fundamentos básicos da direção de fotografia, com foco na iluminação da pele negra. Além disso, será abordado questões relacionadas ao ramo profissional como rotina de um set de filmagem, mercado de trabalho e a presença de mulheres negras na fotografia. Lílis Soares é diretora de fotografia, integrante do Coletivo Diretoras de Fotografia do Brasil (DAFB) e da Associação de Profissionais Negros do Audiovisual (APAN).

Ficha de inscrição

Serviço

Programa de Férias da EAV – “Direção de Arte”, com Lia Damasceno
Período de inscrição: até 24/01
Resultado da seleção: 25/01
Período de realização: 28/01 a 01/02, das 9h às 13h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Programa de Férias da EAV – “Introdução à Direção de Fotografia”, com Lílis Soares
Período de inscrição: até 24/01
Resultado da seleção: 25/01
Período de realização: 28/01 a 01/02, das 14h às 18h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro