Inácio Arruda assume Secitece e fala sobre desafios da nova gestão

Os desafios da nova gestão e o papel estratégico do Sistema Secitece deram a tônica da cerimônia de transmissão de cargo ao secretário Inácio Arruda, na manhã da última segunda-feira (07). Prestigiadíssima, a solenidade contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da ex titular da pasta, Nágyla Drumond, dirigentes e colaboradores das instituições vinculadas à Secitece e do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia.

Inácio Arruda assume Secitece e fala sobre desafios da nova gestão

“É uma honra pra mim receber o bastão de Inácio Arruda e devolvê-lo a ele. Fizemos o dever de casa. É com muita alegria que passo o bastão a Inácio Arruda”, disse Nágyla em seu discurso de despedida.

Em seu pronunciamento, Inácio Arruda falou sobre os desafios da nova gestão e destacou o papel estratégico que áreas como ciência, tecnologia, inovação e a educação superior e profissional tem para o desenvolvimento do Estado. “Esse é um trabalho que faço com muita satisfação, muita alegria e muita compreensão do papel estratégico e dos investimentos que o Estado pode fazer na área de C&T. O retorno é imensurável e exponencial, mas não enxergamos imediatamente”, afirmou.

“A Secitece tem como característica a transversalidade e que aporta junto à segurança pública, cidades, desenvolvimento econômico e, sobretudo, o desenvolvimento social. A parceria com as indústrias promove a inovação tecnológica nas empresas. Vamos colocar a estrutura do Estado à serviço do povo do Ceará, é isso que nós almejamos. Nossa responsabilidade é muito grande. Precisamos deixar que a Ciência e a Tecnologia possam tocar o coração do povo para que compreendam o papel da C&T nas suas vidas. Nossa cor é a do desenvolvimento, da inclusão social, nossa cor é a cor do povo cearense que é de todas as cores”, disse Inácio.

A vice-governadora Izolda Cela encerrou a solenidade agradecendo a ex-secretária Nágyla Drumond pela “dedicação, empenho e bons serviços prestados quando assumiu a Secitece” e ao secretário Inácio Arruda pela recondução. “Você é a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo para garantir a sequência e o desenvolvimento desse lugar estratégico que vem sendo construído com cada vez mais efetividade, mas que ainda tem muitos desafios, muita estrada, muita coisa para fazer. Ter aqui uma pessoa do seu perfil, calibre, segurança, estrada e compreensão, inclusive do sentido maior da política, é uma mistura perfeita”, disse a vice-governadora.

Dentre as atividades desempenhadas pela Secitece, Izolda Cela destacou duas como prioritárias: as políticas de apoio e permanência dos jovens nas universidades e a transferência de tecnologia para as comunidades e pessoas trabalhadoras. “São possibilidades que abrem perspectivas muito promissoras para o desenvolvimento do trabalho e da renda e que se conectam aos desafios do Estado: a promoção e o desenvolvimento de pessoas”, disse a vice-governadora, ressaltando que a educação e capacitação de pessoas é um carro chefe. “Precisamos construir ou fortalecer a mentalidade de que há um compromisso do Estado e suas instituições com a juventude. Essa é a nossa responsabilidade e para isso, esse Sistema é estratégico”, finalizou.