China testa avião para competir com Airbus e Boeing 

Primeiro avião comercial completamente desenvolvido no país já tem encomendas.

China

O terceiro protótipo do avião comercial C919 completou seu primeiro voo de teste na sexta-feira (28). Este avião de passageiros da fabricante chinesa COMAC quer competir com 737 da Boeing e com o A320 da Airbus SE, e é considerado símbolo do projeto da China para conquistar um lugar no mercado mundial da aviação civil.

O C919 pousou em segurança no Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong às 12h45 depois de um voo com uma hora e 38 minutos. O aparelho vai ainda ser submetido a um segundo teste, mais focado na vibração, calibração de velocidade no ar, carga, estabilidade e desempenho.

A COMAC quer obter certificação dos reguladores chineses até o final de 2020, bem como do regulador de segurança da aviação da Europa, que prometeu iniciar o processo de certificação em abril. Dezenas de clientes já fizeram encomendas, comprometendo-se a adquirir 815 aviões deste modelo. O segundo protótipo do C919 fez o seu primeiro voo em dezembro de 2017, sete meses após o voo inaugural do primeiro C919.

A informação é do Diário de Notícias